TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Quando estas coisas faltam, a convivência entre as pessoas vira um inferno ...


O ser humano tem a tendência de esperar, e porque não dizer a necessidade de receber, a misericórdia, a tolerância, a compreensão e o perdão do próximo. E, quando eles não são liberados, surgem os problemas de relacionamento: "Por que eu tenho de compreender os outros, se os outros não procuram me compreender?" "Fulano(a) fica chateado(a) quando a gente não o(a) compreende. Mas ele(a) não tenta compreender os outros. Que egoísta, que isso, que aquilo!" "Hei, ninguém é perfeito! Eu também  sou sujeito(a) a falhas!" "Você tem que me compreender!" Doi a incompreensão, né? Mas quantos estão dispostos a também ser tolerantes e a compreender os outros para receber compreensão e misericórdia em troca? 

Examine seu interior e procure achar a raiz dessa dificuldade de liberar misericórdia, tolerância, perdão e/ou compreensão. Lembre que o problema não são as pessoas, mas a forma como você encara o que vem delas.

* Talvez, você espere muito das pessoas. Seja mais realista, ninguém é perfeito. Como dizia minha vó, precisamos aprender a "levar a vida flauteada", ou seja, com mais leveza; 

* Quem sabe, por ter mais habilidade no trato com o próximo, você espere em troca o mesmo tipo de tratamento. E, quando ele não vem, a Dna. Intolerância apareça. É legal ser uma pessoa compreensiva, mas quando não se espera nada em troca. Afinal, ninguém gosta de cobranças nem de cobradores;

* Talvez, você tenha sido muito machucado(a) e, quando acontece algo que te reporta ao passado, logo sua defesa seja o ataque e/ou o se "encaramujar" (como se tentasse criar uma "couraça protetora", mas que só expõe e machuca mais a ferida ainda aberta). Nesse caso, o melhor é conversar com a pessoa sempre que possível, ao invés de ficar se envenenando. Muitas vezes, o outro nem está se dando conta de que está desagradando você! Das duas, uma: ou perdoa e esquece, ou, se está insuportável, converse com a pessoa;

* Quem sabe, o problema seja que você esperou misericórdia, perdão, compreensão ou tolerância de alguém que era muito importante pra você, mas não recebeu.

Pode ser muitas coisas. Peça a ajuda do Espírito Santo de Deus nessa tarefa de achar a raiz do problema. E, quando achá-la, não a ignore, mas se esforce pra conseguir acabar com essa "maledeta". Dá trabalho, não é da noite pro dia que o resultado esperado virá. Você terá recaídas (um nome mais meigo pra ego ferido, senso de justiça própria, autocomiseração), digo por experiência própria. À medida que você se esforça, verá que se dará conta das recaídas com mais facilidade, e sentirá tristeza por ter sido "dodoi" novamente (consciência do erro). Isso é bom sinal, porque é sinal de que você está amadurecendo (curando a ferida na alma). Se você perseverar, quando menos esperar, estará livre desse mal.

Lembrar que Deus odeia esse tipo de comportamento intolerante, e que tudo que desagrada a Ele nos afasta Dele, ajuda bastante. E guarde isto em seu coração: o Único que nunca errou, e que nunca errará, com você é o Senhor Jesus Cristo. Pois toda a perfeição está Nele! Ele, sim, tem todo o direito de não tolerar nossa faltas, mas não age assim! Pelo contrário, Ele nos amou a ponto de sacrificar a própria vida, até a última gota de sangue, por nós numa cruz. Com qual propósito? Com o fim de nos salvar da condenação eterna. Deus nos olha lá na frente, nos vê da forma como podemos ser com Ele no controle de nossa vida. Deus aposta em nós! Se isso não é puro amor, misericórdia, perdão, tolerância e compreensão, não sei o que possa ser!


"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia."
(Mateus 5.7) 

"Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso."
(Lucas 6.36) 

"Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo."
(Tiago 2.13)


E então, o que está esperando pra procurar a raiz má? Que tal pegar a enxada e ... mãos à obra?!


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...