TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Para manter sua coluna vertebral saudável


COMO CUIDAR DA SUA POSTURA NO DIA-A-DIA

07/04/2010

Em qualquer lugar que você esteja, é quase certo ouvir alguém reclamando de dor nas costas. Esse tormento atinge quase 80% das pessoas. A dor nas costas é fácil de explicar: de nossa medula espinhal saem nervos e quando por algum motivo os nervos são comprimidos, com certeza suas costas vão doer.

Vários fatores podem afetar suas costas, desde posturas inadequadas, quedas, tensão muscular provocada por estresse entre outros. Para prevenir estes problemas é fundamental adotar uma postura correta sempre, e isso vale principalmente para crianças e adolescentes que passam muito tempo diante do computador ou jogando vídeo game. As dicas abaixo, se adotadas diariamente vão lhe auxiliar em muito a evitar este problema agora ou futuramente.

Como Levantar-se da Cama ou do Chão

Como levantar-se da cama ou do chão
Procure sempre levantar-se lentamente, ao invés de fazê-lo de modo brusco com um impulso para frente.
Gire lateralmente até ficar deitado de lado, com o braço que está acima do corpo apóie-se na cama ou no chão e transfira o peso para o braço, logo em seguida ajude com o braço de baixo e fique sentado na cama ou no chão, apóie-se nas pernas e fique em pé.
Fazendo isso você evita sobrecarregar sua coluna e transfere o peso do corpo para os braços e pernas.

Carregando Mochilas, Sacolas de Compras e Malas

As mochilas devem ser presas às costas e não penduradas em só ombro. As compras devem ser divididas em ambas as mãos com pesos médios. Malas e outros objetos pesados devem ser levados em um carrinho, que deve ser empurrado e não puxado.

Na Pia do Banheiro

Postura na Pia do Banheiro
Geralmente as pias são baixas e você faz sua higiene arqueado. Evite esta posição procurando escovar os dentes, maquiar-se ou fazer a barba em posição ereta, olhando no espelho ou dobrando um pouco seu joelho em vez de sua coluna ou se preferir sente-se num banquinho.

Na Hora de Vestir-se

Postura na hora de vestir-se
É nesta hora que a coluna sofre. Procure não se equilibrar numa perna só para colocar as meias, sapatos e calças. A melhor posição para sua coluna é a sentada e procure optar por roupas que tenham fechos na frente e assim você evita as torções.

Sentado na Hora das Refeições

Postura nas Refeições
Cuide desta posição para não agredir a sua coluna. A cadeira correta tem encosto e assentos anatômicos, encaixe para as nádegas e altura certa para que os pés toquem o chão. Uma dica muito importante é que você sempre sente sobre os ísquios (o ossinho de cada nádega) assim sua coluna sempre estará numa posição correta.

A altura da mesa deve ser levada em consideração sendo a correta aquela em que os braços possam fazer um ângulo de 90 graus com os cotovelos.

Outra dica importante é não comer com os cotovelos apoiados e abertos na mesa, pois isso propicia uma postura “corcunda” na sua coluna além de ser deselegante.

Ao Caminhar

Postura ao caminhar
Caminhar com postura inadequada resulta em dores nas costas. Nada de ombros encolhidos e cabeça baixa.

Na caminhada olhe em direção ao horizonte, com as costas sempre retas. Os passos sempre devem respeitar o arco plantar para dissipação das forças na caminhada procurando sempre começar tocando o solo com o calcanhar, depois a planta do pé e por último a ponta do pé.
Use sempre um sapato confortável adequado ao tipo de terreno que irá caminhar e com dois ou três centímetros de altura. Se for praticar um esporte use um tênis adequado para a modalidade e não economize neste item.

Um truque muito útil para verificar se você está com a coluna numa posição correta é esse: permaneça em pé e sem mexer o pescoço olhe para o seu lado direito e depois o lado esquerdo (somente com os olhos) e se você conseguir olhar seus ombros é sinal que você está com as costas arqueadas. Arrume suas costas e faça o teste novamente e perceberá que os seus ombros “sumiram”, pois suas costas estão posicionadas corretamente.

Levantando Objetos do Chão

Postura ao levantar objetos do chão
É impressionante que para pegar um objeto do chão a primeira coisa que muitas pessoas fazem é curvar as costas e pegá-lo. Com isso sua coluna faz um esforço para não deixar você cair à frente e por cima disso terá que sustentar todo o peso do objeto.

O correto é abaixar como se fosse ficar de cócoras com as costas retas e transferir a função de levantar o objeto para a maior massa muscular do corpo que é nossas pernas (veja o tamanho de suas coxas). Após isso apanhe o objeto e coloque-o perto do seu corpo o mais possível e levante-se progressivamente fazendo força com as pernas. Porém se o objeto pesar mais que 20% do seu peso, não o levante. Role-o, empurre-o, divida o peso em pequenas partes ou peça ajuda.

Pegando Objetos Que Estão ao Seu Lado

Postura ao pegar objetos ao lado
Nossos discos entre as vértebras que funciona como um sistema hidráulico para manter as vértebras separadas atua para amortecer qualquer desequilíbrio ou pressão o que permite que nossa coluna se movimente para frente, para trás e para os lados, mas não em girar. Quando você gira o corpo com os pés fixos no chão as fibras que protegem o disco são torcidas como quando se abre uma tampa com rosca, as fibras são estiradas além de sua resistência e podem se romper e com isso causar sérios danos a sua coluna. 

Por isso quando de repente o seu telefone tocar ou precisar pegar algum objeto que esteja ao seu lado ou mais para trás, o melhor é virar todo o corpo e ficar de frente para o objeto que deseje pegar e nunca fazer outro movimento que torça o seu corpo.

Pegando Objetos no Alto

Postura ao pegar objetos no alto
O que você faz quando tem de trocar lâmpadas, pegar alguma coisa no armário ou regar uma planta que está num plano mais alto? Fica na ponta dos pés? ERRADO. Com isso você acentua a curvatura da sua coluna lombar comprimindo o disco vertebral e este pode comprimir um nervo e causar dor nas costas. Procure sempre usar uma escada ou banquinho e os braços nunca devem ultrapassar a altura dos ombros.

Dormindo com a Coluna Preservada

Postura ao dormir
A postura ideal para dormir é de lado com as pernas dobradas. Para isso é imprescindível um travesseiro de 10 a 15 centímetros de altura e resistente. Um colchão de acordo com o seu peso e altura (o selo de qualidade Pró-Espuma, garante isso) é o mais adequado, pois vai sofrer somente as deformações necessárias pra manter sua coluna em dia.

Dormir sobre a barriga ou de costas sobre um colchão mole e deformado pode causar dor lombar.

Lendo ou Assistindo Televisão na Cama

Como é gostoso ler ou assistir um filme no conforto de sua cama. A tendência na posição sentada na cama é você literalmente começar a escorregar o corpo e adotar uma posição extremamente prejudicial a sua coluna. Para evitar isso adote o hábito de procurar apoiar toda a sua coluna num apoio firme e manter a cabeça neutra, para isso observe sempre que deve haver uma distância entre o seu queixo e seu peito (normalmente à distância entre o seu indicador e polegar afastados).

Cuide da sua coluna, pois uma vida saudável se adquire também com uma boa postura.

Fonte: http://www.personalcorpo10.com.br/2007/09/como-cuidar-da-sua-postura-no-dia-a-dia/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...