sexta-feira, 1 de março de 2013

Gratidão e felicidade



Estava pensando sobre a gratidão. No dicionário, encontramos que gratidão é o reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento. Cheguei à conclusão de que sermos agradecidos, mesmo por pequenas coisas boas em nosso dia a dia, nos faz pessoas mais felizes, mais satisfeitas. 

O contrário também é verdadeiro. Quando a pessoa não consegue reconhecer coisas boas no dia a dia, quando não consegue ver benefícios recebidos, acaba tendo o coração tomado pela ingratidão, pela amargura de alma. E atraindo coisas ruins pra sua vida.

Não estou me referindo a ser conformista, a ser acomodado com situações ruins, nem a aceitar, resignadamente, o inaceitável. Refiro-me é a nutrir uma visão positiva da vida, que acaba atraindo coisas boas pra si.

Sugestão: pegue caneta e papel e faça uma lista de coisas boas pelas quais você pode ser grato(a). Fiz uma listinha, e aí vão algumas delas:

Sou grata:

* Por estar viva;
* Por Deus ter se revelado a mim, salvando minha alma;
* Por meus pais, que me educaram com amor. Por meu pai que, com esforço, possibilitou a mim e a meu irmão estudarmos e nos formarmos. Por minha mãe, que foi uma mulher sábia, edificando seu lar;
* Por todas as pessoas que conheci e que contribuíram para o meu crescimento pessoal;
* Pela natureza, que é tão linda;
* Pelo trabalho e pela saúde pra poder trabalhar;
* Pelo teto pra morar;
* Pelo alimento;
* Pelo vestuário. Etc, etc...

À medida que vamos escrevendo, vamos percebendo que são tantas as coisas que podemos escrever na lista que ela ficaria grandinha! Procure exercitar isso no seu dia a dia. Ao acordar, agradeça a Deus por mais um dia de vida. Agradeça pelo sol, agradeça pela chuva (mesmo quando está caindo um toró e você tem de sair pra trabalhar, pois existem muitos lugares onde as pessoas sofrem e morrem em função da seca) ... Quando vier um pensamento negativo, rebata com um positivo que anule o ruim. Policie os pensamentos negativos, pra que não se tornem em palavras negativas. No início, não é muito fácil, pois é preciso um esforço pra mudar a forma de pensar. Mas, com o tempo, você perceberá que sua mente se fortalecerá, e que se tornará mais positiva. 

A felicidade precisa ser alimentada diariamente com uma visão positiva pra se manter viva. Então, não percamos tempo com negatividade, ok?



Um comentário:

  1. Oiiii amiga querida.. como vai florzinha de JESUS mulher guerreira de fé.. esta lista seria incontável amiga.. em tudo devemos sim dar graças.. principalmente quando estamos em desertos e lutas intensas interiores.. pois somos da fé e temos convicção de quem cremos e servimos irá nos honrar e nos abençoar ainda que nossos olhos não estejam vendo.. irá acontecer simmmmmm.... e quando damos graças nas pequenas coisas estamos mostrando a importância delas pra nós diante de DEUS.. beijão querida e fique com Deus e na fé sempreeeeeeeeee...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...