TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"O mar, quando quebra na praia...


... é bonito, é bonito." Concordo com a letra da música de Dorival Caymmi. Também acho o mar lindo. Esta foto foi tirada na praia de Tramandaí em mil novecentos e deixa pra lá, rsrs... Eu tinha um ano e onze meses nessa época. Ao fundo, vocês podem ver a plataforma de pesca.

Existem praias mais "chiques" no Rio Grande do Sul, tipo Torres, Capão da Canoa entre outras (embora Tramandaí seja um lugar onde veraneiam e moram desde pessoas de poucas posses até pessoas abastadas). Sabe, gosto pela memória afetiva que tenho. Até alguns anos atrás, parecia que eu tinha o umbigo enterrado lá, tanto que gostava dessa praia. Hoje, já não tenho mais esse apego. Pra falar a verdade, já não tenho mais apego a lugar nenhum. Percebi que não existe lugar melhor de se estar do que aquele onde Deus quer que a gente esteja. 

Bom, não estou escrevendo pra falar de Tramandaí, mas sim do mar. Pra mim, o mar é o rei das belezas naturais. Gosto tanto do mar que coloquei nome nele. Surgiu sem querer. O mar, o mar, o mar ... "Osmar"!!! Osmar é bonito e cheiroso! Amo o cheiro do mar, rsrsrs...

Esses dias, estava lendo na Bíblia o livro de Apocalipse, capítulo 21. Já li várias vezes esta passagem. Porém nesse dia, chamou minha atenção de forma especial o primeiro versículo, que diz: "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." Confesso que levei um baque: "Deus, como assim, 'o mar já não existe'? Não vai ter mar no Céu? O Osmar? Bonito e cheiroso? Gosto tanto do mar! Não vai mais existir?" Mas o interessante é que, na hora em que pensei essas coisas, me veio o entendimento: "Se no Céu não existe o mar, que é tão lindo, é porque lá existem coisas muito superiores a ele!" Na hora, percebi que eu estava olhando com a visão humana e limitada. Pois nunca vi as maravilhas que esperam os salvos na glória. Apenas li o que fala em Apocalipse sobre o novo céu e a nova terra, e que nos dá uma pequena ideia de como é o Céu.

Quando Deus diz que "o mar já não existe", é como se Ele estive nos dizendo: "O mar? O mar é insignificante comparado ao que preparei para os meus! Pra começo de conversa, os salvos terão outra mente, e nem lembrarão mais do que ficou pra trás. No Céu, tudo é novo e totalmente maravilhoso, magnífico, esplendoroso!"

Ok, meu Deus! De bom grado, e muito feliz, troco o mar por todas as maravilhas que preparadas já estão na eternidade. Afinal, "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." (I Coríntios 2.9) Mas, acima de tudo, quero ver face a face o Senhor Jesus, meu Salvador. Quero abraçá-Lo, conversar com Ele e viver junto a Ele por toda a eternidade. Tem galardão maior do que esse??


Gosto muito desta canção da cantora Cassiane: "Imagine". O clipe é antiguinho, mas a música é curtida e cantada até hoje! 








quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sabedoria popular gauchesca



Existem vários ditados gauchescos interessantes. Compartilho alguns  com vocês. 

* "É no entrevero que morre gente."
* "Montado na razão, não se precisa de espora."
* "Com chimango, não gasto pólvora."
* "Pata de galinha nunca matou pinto."
“Quando falares com homem, olha-lhe para os olhos; quando falares com mulher, olha-lhe para a boca e saberás como te haver.”
“Quem com cães se deita, com pulgas se levanta.”
“Quem compra o que não pode, vende o que não deve.”
“Quem faz o cavalo é o dono.”
“Quem muito jura, muito mente.”
“Se faz de leitão vesgo pra mamar em duas tetas.”
* "Faca que não corta, pena que não escreve, amigo que não serve, que se perca, pouco importa."
* "O diabo faz a panela, mas não faz a tampa."
* "O sol é o poncho do pobre."
* "Boi que se atrasa bebe água suja."
* "Quem gosta de aglomerado é mosca em bicheira."


Tem gente que confunde os ditados (ou adágios, ou provérbios, como queira) com aquelas frases comparativas (exemplo: Mais feio que briga de foice no escuro). Mas essas não são conselhos como são os ditados. São o que são: frases comparativas. Um dia, posto algumas pra vocês.



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Realmente, não dá pra esquecer

A tragédia ocorrida na madrugada do dia 27/01, na cidade de Santa Maria/RS, deixou o Brasil e o mundo chocados. Mais de duzentos jovens tiveram suas vidas ceifadas estupidamente. 

Na flor da idade, tiveram seus sonhos e projetos enterrados de forma abrupta. Quem dentre aqueles jovens pensaria que domingo passado seria seu último dia de vida? E os familiares então, que foram pegos de surpresa com a terrível notícia? Agora, é que estes devem estar "caindo na realidade" do que aconteceu. Pois, geralmente, a primeira reação é de perplexidade. Parece que aquilo não pode ser verdade, que não passa de um pesadelo do qual se acordará aliviado.

No jornal Zero Hora de hoje, o colunista David Coimbra publica um artigo que gostei muito, pois me identifiquei com o pensar dele. E gostaria de compartilhar com vocês o que ele escreveu. Aos familiares das vítimas, o que dizer numa hora dessas? Que Deus os console, anime e fortaleça, que a vida continua. Aos cristãos, estejamos orando e jejuando em favor dos sobreviventes e de seus familiares. E, como disse o Senhor Jesus, sigamos trabalhando enquanto é dia, pois a noite vem, quando não se pode fazer mais nada. A madrugada do dia 27/01/2013 foi a noite praqueles jovens.






NÃO CONSIGO ESQUECER

David Coimbra

Vi uma menina em meio aos cadáveres, no ginásio de Santa Maria.

Não consigo esquecer aquela menina.

Eu estava caminhando pelos corredores de corpos das vítimas do incêndio na boate, estava angustiado com o cenário de horror. Na verdade, não sabia exatamente o que pensar nem o que sentir, e ainda estou pensando, ainda estou sentindo.

Então, avancei pelo corredor central, até onde haviam sido dispostas as mulheres, todas elas cobertas até a cintura por uma lona.

E a vi.

Ela estava deitada à direita do corredor principal, numa das fileiras frontais. Era uma moreninha de cabelos pretos e lisos que lhe escorriam até um palmo abaixo dos ombros. O que primeiro me chamou a atenção foram, exatamente, os cabelos. Pareciam estar penteados. Tinham brilho. Em seguida, olhei bem para seu rosto. Era bonita, de feições delicadas, boca e nariz pequenos. Os olhos escuros estavam semiabertos, como se ainda enxergassem ou estivessem se abrindo de um sono reparador. Era muito jovem. Quantos anos teria? Dezoito? Dezenove no máximo.

Eu ia para um lado e para outro, mas acabava voltando e olhando-a. Por algum motivo, precisava olhá-la. Pensei que parecia uma menina bem cuidada. Sim, uma menina tratada com doçura, como têm de ser tratadas as meninas. Devia ser o orgulho dos pais, a paixão dos avós. Provavelmente estudava nos semestres iniciais de alguma das faculdades de Santa Maria. Talvez Veterinária. Sim, aposto que era Veterinária, a menina devia adorar bichos.

Devia ser uma menina alegre, que iluminava os locais em que chegava. Devia estar no primeiro namorado, nos primeiros beijos, nas primeiras dores de amor. Espantoso como dela emanava serenidade. A impressão era de que logo se ergueria dali, sorridente e estremunhada do adormecer, e olharia para mim, e me cumprimentaria com leveza, e sairia daquele lugar macabro com passos de quem já foi bailarina.

Lembrei de uma história contada no Evangelho de São Marcos. Jesus chega ao velório de uma menina. Todos choram, e ele diz:

- Por que estão chorando? Ela não está morta, está apenas dormindo.

As pessoas caçoam de Jesus, mas ele se aproxima do corpo e ordena:

- Talita, cumi!

Ou seja:

- Menina, levanta!

E a menina se levantou para a vida.

Pensei que aquela menina de Santa Maria poderia se levantar para a vida naquele momento. Porque ela parecia, mesmo, viva. Tão bela, tão criança, tanto para fazer neste mundo. E aí olhei para ela e pensei: menina, levanta! E, por um momento, acreditei que ela pudesse, de fato, se levantar. Olhei, olhei, mas ela não se mexia. Como podia, aquela menina ali? Não podia. Não devia. E de novo pedi: menina, levanta! E a fitei, fixamente. Levanta, menina, pedi outra vez. Levanta. Levanta. Levanta. Levanta.




sábado, 19 de janeiro de 2013

Isto é segurança para o cristão:



O ser humano está em constante mudança, para melhor ou para pior. Já Deus permanece o mesmo, pois Ele é perfeito. A imutabilidade de Deus é segurança para o cristão!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Para manter sua coluna vertebral saudável


COMO CUIDAR DA SUA POSTURA NO DIA-A-DIA

07/04/2010

Em qualquer lugar que você esteja, é quase certo ouvir alguém reclamando de dor nas costas. Esse tormento atinge quase 80% das pessoas. A dor nas costas é fácil de explicar: de nossa medula espinhal saem nervos e quando por algum motivo os nervos são comprimidos, com certeza suas costas vão doer.

Vários fatores podem afetar suas costas, desde posturas inadequadas, quedas, tensão muscular provocada por estresse entre outros. Para prevenir estes problemas é fundamental adotar uma postura correta sempre, e isso vale principalmente para crianças e adolescentes que passam muito tempo diante do computador ou jogando vídeo game. As dicas abaixo, se adotadas diariamente vão lhe auxiliar em muito a evitar este problema agora ou futuramente.

Como Levantar-se da Cama ou do Chão

Como levantar-se da cama ou do chão
Procure sempre levantar-se lentamente, ao invés de fazê-lo de modo brusco com um impulso para frente.
Gire lateralmente até ficar deitado de lado, com o braço que está acima do corpo apóie-se na cama ou no chão e transfira o peso para o braço, logo em seguida ajude com o braço de baixo e fique sentado na cama ou no chão, apóie-se nas pernas e fique em pé.
Fazendo isso você evita sobrecarregar sua coluna e transfere o peso do corpo para os braços e pernas.

Carregando Mochilas, Sacolas de Compras e Malas

As mochilas devem ser presas às costas e não penduradas em só ombro. As compras devem ser divididas em ambas as mãos com pesos médios. Malas e outros objetos pesados devem ser levados em um carrinho, que deve ser empurrado e não puxado.

Na Pia do Banheiro

Postura na Pia do Banheiro
Geralmente as pias são baixas e você faz sua higiene arqueado. Evite esta posição procurando escovar os dentes, maquiar-se ou fazer a barba em posição ereta, olhando no espelho ou dobrando um pouco seu joelho em vez de sua coluna ou se preferir sente-se num banquinho.

Na Hora de Vestir-se

Postura na hora de vestir-se
É nesta hora que a coluna sofre. Procure não se equilibrar numa perna só para colocar as meias, sapatos e calças. A melhor posição para sua coluna é a sentada e procure optar por roupas que tenham fechos na frente e assim você evita as torções.

Sentado na Hora das Refeições

Postura nas Refeições
Cuide desta posição para não agredir a sua coluna. A cadeira correta tem encosto e assentos anatômicos, encaixe para as nádegas e altura certa para que os pés toquem o chão. Uma dica muito importante é que você sempre sente sobre os ísquios (o ossinho de cada nádega) assim sua coluna sempre estará numa posição correta.

A altura da mesa deve ser levada em consideração sendo a correta aquela em que os braços possam fazer um ângulo de 90 graus com os cotovelos.

Outra dica importante é não comer com os cotovelos apoiados e abertos na mesa, pois isso propicia uma postura “corcunda” na sua coluna além de ser deselegante.

Ao Caminhar

Postura ao caminhar
Caminhar com postura inadequada resulta em dores nas costas. Nada de ombros encolhidos e cabeça baixa.

Na caminhada olhe em direção ao horizonte, com as costas sempre retas. Os passos sempre devem respeitar o arco plantar para dissipação das forças na caminhada procurando sempre começar tocando o solo com o calcanhar, depois a planta do pé e por último a ponta do pé.
Use sempre um sapato confortável adequado ao tipo de terreno que irá caminhar e com dois ou três centímetros de altura. Se for praticar um esporte use um tênis adequado para a modalidade e não economize neste item.

Um truque muito útil para verificar se você está com a coluna numa posição correta é esse: permaneça em pé e sem mexer o pescoço olhe para o seu lado direito e depois o lado esquerdo (somente com os olhos) e se você conseguir olhar seus ombros é sinal que você está com as costas arqueadas. Arrume suas costas e faça o teste novamente e perceberá que os seus ombros “sumiram”, pois suas costas estão posicionadas corretamente.

Levantando Objetos do Chão

Postura ao levantar objetos do chão
É impressionante que para pegar um objeto do chão a primeira coisa que muitas pessoas fazem é curvar as costas e pegá-lo. Com isso sua coluna faz um esforço para não deixar você cair à frente e por cima disso terá que sustentar todo o peso do objeto.

O correto é abaixar como se fosse ficar de cócoras com as costas retas e transferir a função de levantar o objeto para a maior massa muscular do corpo que é nossas pernas (veja o tamanho de suas coxas). Após isso apanhe o objeto e coloque-o perto do seu corpo o mais possível e levante-se progressivamente fazendo força com as pernas. Porém se o objeto pesar mais que 20% do seu peso, não o levante. Role-o, empurre-o, divida o peso em pequenas partes ou peça ajuda.

Pegando Objetos Que Estão ao Seu Lado

Postura ao pegar objetos ao lado
Nossos discos entre as vértebras que funciona como um sistema hidráulico para manter as vértebras separadas atua para amortecer qualquer desequilíbrio ou pressão o que permite que nossa coluna se movimente para frente, para trás e para os lados, mas não em girar. Quando você gira o corpo com os pés fixos no chão as fibras que protegem o disco são torcidas como quando se abre uma tampa com rosca, as fibras são estiradas além de sua resistência e podem se romper e com isso causar sérios danos a sua coluna. 

Por isso quando de repente o seu telefone tocar ou precisar pegar algum objeto que esteja ao seu lado ou mais para trás, o melhor é virar todo o corpo e ficar de frente para o objeto que deseje pegar e nunca fazer outro movimento que torça o seu corpo.

Pegando Objetos no Alto

Postura ao pegar objetos no alto
O que você faz quando tem de trocar lâmpadas, pegar alguma coisa no armário ou regar uma planta que está num plano mais alto? Fica na ponta dos pés? ERRADO. Com isso você acentua a curvatura da sua coluna lombar comprimindo o disco vertebral e este pode comprimir um nervo e causar dor nas costas. Procure sempre usar uma escada ou banquinho e os braços nunca devem ultrapassar a altura dos ombros.

Dormindo com a Coluna Preservada

Postura ao dormir
A postura ideal para dormir é de lado com as pernas dobradas. Para isso é imprescindível um travesseiro de 10 a 15 centímetros de altura e resistente. Um colchão de acordo com o seu peso e altura (o selo de qualidade Pró-Espuma, garante isso) é o mais adequado, pois vai sofrer somente as deformações necessárias pra manter sua coluna em dia.

Dormir sobre a barriga ou de costas sobre um colchão mole e deformado pode causar dor lombar.

Lendo ou Assistindo Televisão na Cama

Como é gostoso ler ou assistir um filme no conforto de sua cama. A tendência na posição sentada na cama é você literalmente começar a escorregar o corpo e adotar uma posição extremamente prejudicial a sua coluna. Para evitar isso adote o hábito de procurar apoiar toda a sua coluna num apoio firme e manter a cabeça neutra, para isso observe sempre que deve haver uma distância entre o seu queixo e seu peito (normalmente à distância entre o seu indicador e polegar afastados).

Cuide da sua coluna, pois uma vida saudável se adquire também com uma boa postura.

Fonte: http://www.personalcorpo10.com.br/2007/09/como-cuidar-da-sua-postura-no-dia-a-dia/


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Como está seu coração?


"Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR."
(Jeremias 9.23-24)

Quantas pessoas colocam sua confiança na cultura que possuem, na vitalidade física, nos bens materiais, no ter a amizade de pessoas influentes, na família e em tantas outras coisas! Essas coisas não tem mal em si. O problema é quando tomam o lugar de Deus. De que adianta ter um milhão de amigos, mas não ter intimidade com Deus? De que adianta todo o conhecimento acadêmico, mas ser ignorante sobre o pensar Divino? De que adianta ter rios de dinheiro, mas ser pobre espiritualmente? 

Não existe uma pessoa na face da terra que não tenha algo ou alguém no trono do seu coração. Examine-se, com sinceridade, e veja quem está no centro de sua vida: será seu ego, seus filhos, seu cônjuge, seu trabalho, seus bens, seus amigos...? Porque se Deus, de fato e de verdade, não for o primeiro em nossa vida, estamos literalmente perdidos! Pense nisso, pois o Senhor Jesus ama você!





domingo, 6 de janeiro de 2013

Como Deus vê



" ... O SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração." 
(1 Samuel 16.7b)

Deus procura por pessoas que tenham o coração voltado pra Ele, e tem uma forma toda própria de fazê-lo. Ele escolhe as pessoas pelo interior delas. 

Quem escolheria o jovem e inexperiente Davi pra ser rei da nação de Israel? Quem diria que a prostituta Raabe viria a ser uma mulher de Deus e contada na genealogia de Jesus? E o que dizer de Zaqueu, o mal visto cobrador de impostos, que teve uma impressionante mudança de caráter ao conhecer Jesus? E do sanguíneo Simão Pedro, discípulo que negou o Mestre por três vezes, e do colérico Saulo de Tarso, religioso perseguidor da Igreja, se tornarem apóstolos que deram a vida pela causa do Senhor Jesus? 

Quando Deus olha o ser humano, Ele percebe quais corações são boa terra. Basta tirar as pedras, os tocos, adubar, arar, semear, ... que dali sairão bons frutos. 

Só Deus tem o poder de perscrutar o mais íntimo de cada ser humano. Por isso, só Ele tem condições de analisar sem erros de julgamento, mas pela reta justiça. E sempre que o faz é com a intenção de achar a quem abençoar.



terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Desenho muuuuito antigo ...

... Mas qualquer semelhança com a realidade atual é mera coincidência! ;)





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...