domingo, 27 de novembro de 2011

Testado para ser aprovado


"O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o SENHOR é quem prova os corações."
Provérbios 17:3


O crisol é um vaso usado pelo oleiro para purificar metais como: ouro, prata e ferro. Também, podemos encontrá-lo em indústrias de grande porte. Também conhecido como vaso, pote ou cadinho. Forma-se, basicamente, por porcelana e materiais conhecidos como a argila, quartzo, caulim e feldspato. Juntos, formam um material que resiste a temperaturas que variam entre 500ºC e 1600ºC.

Com o uso desse vaso, conseguimos provar vários tipos de metais como já citado acima. O homem dispõe de várias ferramentas para sondar o fundo do mar à procura de petróleo, rochas à procura de diamantes e até mesmo o corpo humano (medicina). Mas não disponibiliza de nenhum tipo de ferramenta que possa sondar o coração. Somente o Senhor tem o poder de sondar os corações. Provérbios 21:2  

Quando somos colocados à prova pelo oleiro, que é o próprio Deus, são avaliadas nossas qualidades, virtudes e defeitos. Ele conhece nossos corações, mas mesmo assim Ele nos prova.

Certo dia, ouvi um querido pastor falar o seguinte: quer conhecer o caráter do homem? dê poder a ele. Essa é uma das maneiras que o homem é sondado. "Há quem diga que a tentação é o crisol espiritual".

 Jó foi um dos homens mais provados por Deus, mas provou ser obediente ao Senhor. Uma coisa me chama a atenção durante a provação desse homem. Jó foi testado e provado diante dos homens e do diabo.

Acredito que, quando o Senhor nos prova, é para nos mostrar alguma falha e até mesmo para nos ensinar e aperfeiçoar. Devemos nos alegrar quando somos provados, porque somente o justo é provado! Salmo 11:5 

Quando a provação vier, devemos aceitar, pois o Senhor nos prova para saber se somos obedientes. O Senhor Jesus foi provado em tudo, e até mesmo quando crucificado não julgou o ser igual a Deus, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:8 

Somente através do fogo vemos a qualidade da prata e do ouro. Só o Senhor tem poder para sondar o mais profundo dos nossos corações. 


Mário Alves


Fonte: caminhandocomosenhor.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...