- Olha o chocalho! Provavelmente, você já tenha ouvido alguém dizer isso, ou algo parecido, pra um bebê. Usa-se o chocalho pra distrair a criança. O barulho do brinquedo, as cores alegres, os variados formatos chamam a atenção do pequeno que, prontamente, para de chorar e fica vidrado! Os adultos não ficam encantados por um chocalho, tal como uma criancinha. Porém, muitas coisas no mundo servem de "chocalho" tanto quanto. E os levam a distrações que acabam sendo prejudiciais.
Muitas vezes, o ser humano desvia o foco do que realmente é importante e perde tempo com o que leva a nada. E não só isso. Muitas coisas, até aparentemente boas, podem levar as pessoas à destruição na vida, principalmente à ruína espiritual! E chegam nesse estado sem perceber. Quando se dão conta, a vida está mal e ficam se perguntando como chegaram nesse ponto, sem saber a resposta.
É como a pessoa que está passando por dificuldades financeiras. E, então, "se abre uma porta" de trabalho. A pessoa fica feliz, achando que se acabaram os problemas. Porém, é um trabalho com horários ruins, fazendo com que ela trabalhe muito. E acaba não tendo tempo pra si mesma, nem pra família e muito menos pra Deus. Quando vê, está com problemas conjugais e com os filhos em função do distanciamento. Foi um chocalho que a distraiu de coisas importantes da vida.
Ou como a pessoa que se sente infeliz por não ter alguém ao seu lado, e isso se torna um problema pra ela. Então, aparece alguém que chama sua atenção. Tem boa aparência, uma boa conversa, inteligência, vida financeira estável, etc. Só que se trata de uma pessoa incrédula, o deus desse alguém é o dinheiro, tá nem aí pra compromisso sério e não será fiel num relacionamento. Mas mesmo assim, a pessoa carente acaba se envolvendo. É um engano do coração e sofrimento na certa pra pessoa desesperada por um amor. Foi um chocalho que a distraiu de procurar com tranquilidade por alguém que valha a pena.
A distração leva as pessoas a uma dormência tal que muitas já nem acham mais importante e necessário buscar a Deus reunidas com outras no mesmo propósito, bem como sozinhas em casa. Elas têm tempo pra tudo, menos pra buscar a Deus, pra sua vida espiritual. Se esquecem ou ignoram que são seres compostos por espírito, alma e corpo. E não apenas alma e corpo. Não têm o desejo de conhecer a Deus e prosseguir em O conhecer. Ou seja, não alimentam a fé. E quando precisam dela, simplesmente lhes falta fé. Não sabem usá-la porque não a exercitaram, nem a nutriram. E ficam sem direção para as demais áreas da vida. Foi um chocalho que as distraiu da coisa mais importante da vida, que é a comunhão com Deus.
Esses são apenas alguns exemplos, entre tantos que nos distraem das coisas as quais precisamos estar atentos. Tudo o que nos afasta de Deus e de uma vida em paz com Ele, conosco mesmo e com o próximo procede do inferno. Cuidado com o chocalho do diabo!