TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Bizus pra economizar seu dinheiro


Bom dia!

Estava pensando: que a velocidade com que se ganha dinheiro não é a mesma com que se pode gastar, todo mundo já sabe. Em segundos, você pode vê-lo sair de suas mãos. Mas a entrada não costuma ser rápida não! E que a vida pode ficar difícil na falta dele, também não é novidade. Afinal, o dinheiro é necessário pra pagar contas, pra comprar alimentos, roupas, remédios, pra lazer... Pra um monte de coisas enfim. Porém, mesmo as pessoas sabendo disso tudo, a economia de dinheiro, que é algo tão fundamental, é negligenciada. Essa negligência é resultado da falta de consciência financeira. E ainda mais quando a realidade pede que se faça economia, como não usar a inteligência e adquirir o hábito de poupar, não é verdade? Não sou economista, nem algo dessa área. Minha formação e atuação é em Biblioteconomia (sim, trabalho numa biblioteca ☺). Mas procuro me educar financeiramente e administrar meus recursos da melhor forma possível. E quero compartilhar com vocês alguns bizus de como economizar dinheiro, pois acredito que poderão ajudar alguém que estiver lendo estas linhas. Aí vão as dicas:

Bizu 1 - Lembre que poupar dinheiro é algo intencional. Quem não prioriza o economizar nunca o fará. Então, assim que você receber, antes de pagar qualquer conta, separe pelo menos 10% de sua receita pra poupar. O ideal seria guardar 30% (ou mais até), mas se 10% é o seu máximo no momento, beleza. Melhor do que nada. Talvez, alguém diga: "Mas eu ganho muito pouco! Como vou economizar?" Não interessa se você ganha pouco, você TEM de economizar (os bizus 3 e 4 são justamente pra esse caso de se ganhar pouco. Aguenta aí!). E se você ainda não tem um fundo ou reserva de emergência (que é de 6 a 12 vezes o valor total de seus gastos mensais, ou seja, seu padrão de vida), montar esse fundo é sua meta inicial. Suas economias serão primeiramente pra montar o fundo de emergência. Pesquise a respeito e aprenda onde guardá-lo.

Bizu 2 - Tenha um controle mensal de todas as suas receitas e despesas. Anote tudo; pode ser numa planilha de Excel, num caderno, no celular... O que importa é que você tenha esse controle pra saber quanto você gasta e com o quê. Assim, você ficará sabendo onde tem sido a "sangria" em seu orçamento e poderá fazer as adequações necessárias pra economizar. E estabeleça um valor máximo de gasto em cada item do orçamento. Por exemplo: gastar até tantos reais em supermercado. Dessa forma, você se obriga a se manter dentro do orçamento, não o extrapolando.

Bizu 3 - Encare o ganhar pouco como uma oportunidade de buscar outra(s) fonte(s) de renda. Além de complementar seu orçamento, outra fonte de renda poderá lhe ajudar a montar seu fundo de emergência mais rapidamente. E poderá vir a se tornar sua fonte principal de renda. Olha só que legal!

Bizu 4 - Essa dica tem ligação com a anterior. Procure aprender formas de ganhar dinheiro. Têm cursos, inclusive gratuitos, na internet que poderão ser muito úteis pra você. Tanto pra aprender a administrar suas finanças, como pra ganhar dinheiro propriamente dito (cursos de artesanato, confeitaria, maquiagem, manicure e pedicure, marketing digital, etc e etc...).

Bizu 5 - Cuidado com gastos supérfluos. Se você já acordou pra realidade de que precisa economizar, isso é meio caminho andado pra poupar seu dinheiro. Então, você pensará duas, três, quatro vezes antes de fazer uma compra por impulso. Quando vier o pensamento de comprar algo, pergunte a si mesmo: Eu realmente preciso disso? Tenho dinheiro pra comprar isso? Preciso comprar isso agora ou posso comprar mais adiante? Lembre que vontade dá e passa. Confronte o impulso de comprar rebatendo-o racionalmente com essas perguntas.

Bizu 6 - Sobre compras de roupas e calçados: procure comprar no fim das estações principais (verão e inverno). Assim, você aproveita as promoções. E fora dessas épocas, compre somente aquilo que você esteja realmente precisando, e pesquise preço antes de comprar.

Bizu 7 - Antes de ir ao supermercado, olhe sua despensa e anote os produtos que você precisa comprar. A famosa lista de compras é uma aliada pra que você não esqueça de comprar o que precisa, e pra que não compre o que ainda tem. Também ajuda a focar na compra de apenas os produtos listados. Não deixe luz acesa em cômodos que você não está usando. Conserte torneiras com vazamento. Tente trocar seu plano de TV a cabo por um mais em conta, ou, quem sabe, por um combo promocional (TV + internet). Ou até cancele se você nem usa.

Bizu 8 - Evite o uso de cartão de crédito. E tenha cuidado redobrado se você tem compulsão por compras. Se esse for o seu caso, seria interessante você se desfazer dele e comprar tudo no cartão de débito ou em dinheiro vivo. (Entenda que sua compulsão por compras é apenas a 'ponta do iceberg' de um problema bem maior: o vazio interior que você tenta preencher com bens materiais. Uns tentam preencher esse vazio com drogas, com bebidas. Outros, com pornografia. Quantos meios são usados em vão na tentativa de preencher esse vazio. Seu vício é a compulsão por compras. Só que comprar desenfreadamente não supre essa carência, como você já sabe, e lhe traz dor de cabeça... Vazio interior, somente vida com Deus preenche. Mas isso rende assunto pra outro post). Se você tem controle de suas finanças, pode ter cartão pra o caso de precisar fazer alguma compra online por exemplo.

Bizu 9 - Não se meta em dívidas de grandes valores sem ter se planejado pra isso. Penso que as únicas dívidas grandes que vale a pena assumir é pra comprar moradia, e pra comprar carro (quando, e somente quando, um veículo é muito necessário, por exemplo, pra trabalho [geração de renda]). Mas mesmo assim, precisa de muito planejamento e organização financeira pra que o sonho da aquisição desse bem não se torne um pesadelo. Existem taxas que precisam ser pagas ao fazer um financiamento. Lembre que o bombardeio da mídia com supostas "facilidades" na aquisição de bens, mesmo que pra isso se tenha de contrair dívidas, é muito grande. Ao parcelar, você sempre pagará juros, e o "barato" pode sair caro.  E se acontece da pessoa ficar desempregada? Ela estará endividada e sem salário pra honrar o compromisso financeiro que assumiu. Ruim, né? Enquanto não tem condições de comprar, more de aluguel e vá se planejando, se organizando financeiramente. Se não tem condições de comprar um carro, ande de ônibus, de Uber, de bicicleta, e vá juntando dinheiro.

Bizu 10 - Você não deveria se endividar pra fazer viagens dos sonhos. É bom viajar, mas quando se pode fazer isso sem depois passar o ano pagando por ela. Enquanto não dá, faça passeios curtos dentro do Estado em que mora. Aproveite e visite pontos turísticos em sua cidade (conhece eles?). Que tal?

Bizu 11 - Leve uma vida simples. Não tem nada melhor do que viver dentro do seu padrão de vida. Sem preocupação com dívidas intermináveis. Sem necessidade de provar nada pra ninguém. Sem ficar se comparando com aqueles que, por vezes, levam uma vida de fachada pra tentar impressionar os outros (só eles sabem o aperto em que vivem pra manter o "status"). Lembre que ninguém pagará suas dívidas...

Encare as dificuldades financeiras que você possa estar passando como uma oportunidade de crescer como pessoa, de aprender, de adquirir educação financeira. Estuda-se pra tudo na vida, mas educação financeira não faz parte do currículo escolar, infelizmente. Então, faça pela vida e vá atrás dessa tão necessária aprendizagem. E, muito importante, coloque em prática o que aprender. Não importa o quão ruim estejam suas finanças hoje, você pode mudar essa situação. E você ainda poderá ajudar outras pessoas com seu conhecimento e com sua experiência! Espero que as dicas tenham sido úteis.

Até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...