TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Onde está o seu tesouro?

 

 

"[Disse Jesus:] Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim."

Mateus 10:37

"[Disse Jesus:] Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

Mateus 6:21 


Olá, pessoal!

Hoje, quero continuar sobre o assunto da última postagem, mas noutro aspecto que muitas vezes passa batido. Porém não pode ser ignorado. Quando se fala em idolatria, logo vem à mente uma pessoa ajoelhada em frente a uma imagem representativa de um ser, e a pessoa está fazendo orações e súplicas a essa divindade. Algo mais ou menos assim, não é mesmo? Mas pergunto: aos olhos de Deus, apenas isso é idolatria? Ou existem outras coisas que Ele também considera como idolatria?

O culto a seres representados por imagens é a forma mais evidente de idolatria. É o que a Palavra de Deus diz, não eu. E tem muita gente sincera com a fé certa na coisa errada. Quando Deus vê pessoas assim, com esse coração tão disposto para as coisas espirituais, mas no engano, Ele não fica sem fazer nada para as ajudar. Deus envia pessoas a anunciar Sua Palavra a fim de que seja conhecida, e de que mais pessoas tenham a oportunidade de O conhecer. Deus deixou Sua Palavra na forma escrita com o intuito de que ela seja bússola a todo aquele que crer no que está escrito Nela. E demonstramos a Deus que cremos no que Ele diz quando praticamos Seus ensinamentos.

Mas afinal, existem outros tipos de idolatria aos olhos de Deus? Sim, existem. Só que eles recebem outros nomes que os mascaram. Vejamos alguns:

Tem aquele amor superprotetor dos pais pelos filhos, dos avós pelos netos, de um cônjuge para o outro (tipo a personagem Da. Florinda que aparece na foto acima com seu 'amado, idolatrado, salve, salve' filho Kiko). Têm pessoas que chegam a dizer "Minha filha é meu tudo!", "Minha filho é meu tesouro!" Já ouvi isso, e fiquei pensando: "Se o ente querido dessa pessoa é o tudo dela, o tesouro dela, o que resta para Deus??"O ente querido é seu deus.  Porque essa é a realidade; onde estiver nosso tesouro, ali estará nosso coração. Foi o Senhor Jesus quem disse isso, e Ele sabe muito bem o que disse.

Têm pessoas com o coração no dinheiro. Já são ricas, mas cada dia querem mais e mais. Argumentam que querem ter mais pra usar nisso ou naquilo. Citam até obras sociais. Mas na verdade, são insaciadas por dinheiro. Essas pessoas também costumam ter medo de perder o que tem. E esse medo, aliado à ganância, alimenta esse anseio por ganhos cada vez maiores. Seu deus é o dinheiro.

Têm aqueles que cultuam o corpo. Pensam como dizia aquele personagem da Escolinha do Professor Raimundo: "Saúde é o que interessa; o resto não tem pressa!" Nem gostam de pensar que o corpo que eles exercitam por horas na academia irá para baixo da terra, apodrecerá e será comido por vermes. Ou será comido pelo fogo. Acham um fanatismo acordar cedo no domingo para ir à igreja. Mas não acham fanatismo acordar cedo no domingo para pedalar a bike com os amigos, para umas partidas de futsal ou seja lá para o que for que exercite seu adorado corpo sarado. A saúde física é o deus deles.

Poderia citar outros; o que não faltam neste mundo são falsos deuses nos quais se agarrar. Certa vez, ouvi a esposa de um pregador falar algo muito interessante que nunca esqueci, e que até hoje me é muito útil. Ela disse algo mais ou menos assim: "Quer saber se seu coração está realmente em Deus? Pense numa pessoa muito importante para você; alguém a quem você ama. Agora, imagine-se perdendo essa pessoa. Imaginou? Se só pensar em perder essa pessoa deixa você abalado, nem suporta a ideia de a perder, é sinal de que seu coração está nessa pessoa, não em Deus." A esposa de pastor tem razão no que disse, e essa tática serve pra nos avaliarmos em todas as áreas da vida.

Sugiro que use essa dica para se autoavaliar e ver onde está seu coração: em Deus, ou em pessoas e em coisas? Não podemos amar nada nem ninguém mais do que a Deus. E esse amor é expresso não apenas em palavras, mas principalmente com nossas atitudes. Onde está o seu tesouro? Pense nisso.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...