TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 15 de março de 2011

Ensino e correção de amor



Há muitos anos atrás, assisti a um filme em que certo trecho chamou minha atenção de forma especial. Nunca mais esqueci. Um grupo de jovens pilotos estava passando por um duro treinamento com o fim de se tornarem aptos para tripular uma nave espacial. A equipe trabalharia numa importante missão para a qual precisava estar bem preparada. Havia um astronauta muito experiente que era responsável pelo treinamento e liderança da equipe. Entre os treinandos, havia uma jovem que era a mais exigida de todos. O líder não a poupava. Estava sempre corrigindo-a, parecia que nada que ela fizesse era bom o suficiente. Exigia dela uma performance melhor do que a de seus companheiros. Em certos momentos, sentia-se humilhada e injustiçada. Certo dia, num misto de raiva, tristeza e sentimento de incapacidade, perguntou ao astronauta o que estava acontecendo; porque ele a tratava daquele jeito, uma vez que não exigia tanto dos outros quando dela. Para sua surpresa, o astronauta disse que ele a tratava assim porque apostava nela. Disse que via nela mais talento, mais capacidade do que nos outros, e que estava investindo nela. Disse que ela precisava ser forte e hábil, pois seria a astronauta-líder da tripulação.

Comparo esse relato com o que passamos na vida, principalmente quando somos de Deus. Por vezes, podemos nos sentir como a jovem astronauta: exigidos demais, sempre com defeitos a corrigir. Até incapazes. Mas tudo isso faz parte do nosso “treinamento”. Quem é do Senhor Jesus não fica sem ensino, nem sem correção. Pois são demonstrações do amor de Deus para conosco. Deus nos ama tanto que chega ao ponto de investir em nós para que sejamos participantes da natureza Dele. Ele quer que deixemos de ser pessoas que vivem pela emoção. Quer que sejamos pessoas racionais para que possamos viver bem. Lembrando quatro coisas: 1) A correção de Deus nunca é para nos desanimar. Afinal, não é esse o objetivo de Deus (Colossenses 3.21); 2) O cristão não é do mundo, apenas está nele de passagem; 3) Então, precisa do Espírito Santo para ser forte em Deus, vencer o Mal no qual o mundo jaz e ainda ser útil; 4) E o plano de Deus para os Dele é o melhor, uma vez que se preocupa com a vida de cada um dos Seus tanto aqui quanto na eternidade...


“... O Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos [os filhos] se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos.” 
(Hebreus 12.6-8) 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...