Quem nunca sentiu inveja, levante a mão! Risos... Todo o mundo, num momento ou noutro, por uma razão ou por outra, já sentiu inveja. Porém existem pessoas que são dominadas por esse sentimento. Para elas, invejar é um hábito. São os invejosos de plantão propriamente ditos. E vamos combinar: que sentimento frustrante, debilitante da alma, carregado de males! Essa "tranqueira" faz mal não só a quem é dela vítima, mas também a quem a nutre. Entendo que a raiz da inveja está nos sentimentos de inferioridade e de incapacidade para alcançar seus sonhos. Então, aquilo que o outro é e/ou tem causa incômodo no invejoso. A pessoa acha que fulano(a) é mais bonito(a), ou mais inteligente, ou com mais oportunidades que ela mesma... Na maioria dos casos, o invejoso não percebe que é invejoso. Justifica sua inveja dizendo para si mesmo que é uma questão de justiça! Afinal, é doloroso ter que admitir que se é invejoso... Assim, ele procura encontrar defeitos (ou até criar alguns, dependendo da índole que tem) nas pessoas as quais ele inveja. Tudo na tentativa de minimizar o desconforto (consciente ou inconsciente) que o bem alheio lhe proporciona.
A Bíblia fala sobre esse sentimento danoso. Veja apenas algumas passagens:
"... A inveja mata o tolo." (Jó 5.2b)
"O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos." (Provérbios 14.30)
"Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja?" (Provérbios 27.4)
"Portanto, vivo eu, diz o Senhor Deus, que procederei conforme a tua ira, e conforme a tua inveja, de que usaste, no teu ódio contra eles; e me darei a conhecer entre eles, quando eu te julgar." (Ezequiel 35.11)
"Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja?" (Provérbios 27.4)
"Portanto, vivo eu, diz o Senhor Deus, que procederei conforme a tua ira, e conforme a tua inveja, de que usaste, no teu ódio contra eles; e me darei a conhecer entre eles, quando eu te julgar." (Ezequiel 35.11)
Nesses versículos, vemos como a inveja é uma emoção destrutiva. Também, como Deus a abomina justamente por ser algo maligno. Tenha em mente que a inveja é uma injustiça. E que, quando damos espaço à injustiça, seja qual for, em nossa vida, é porque não temos temor de Deus (veja bem como um erro puxa outro). Aliás, a falta de temor a Deus é a raiz de toda forma de injustiça. Mas como ser liberto desse sentimento?
1) Reconheça que você tem sido invejoso. E reconheça que a inveja é um sentimento maligno que acabará destruindo sua própria vida;
2) Arrependa-se, de coração, e peça perdão a Deus por ter dado espaço ao Mal em sua vida através desse sentimento;
3) Peça perdão a Deus pelas pessoas que tenha caluniado, maltratado e/ou prejudicado direta ou indiretamente. E receba o perdão de Deus em seu coração, pois Ele ama você;
4) Peça ao Senhor Jesus para que Ele passe a ser o Senhor e Salvador de sua vida, caso não tenha feito isso ainda;
5) Mate a inveja pela raiz não regando-a mais. Lembre que você sentiu inveja por um bom tempo. Você se habituou a invejar. Geralmente, não se perde um hábito da noite para o dia. Assim, no início, requererá um esforço da sua parte de resistir à tentação de voltar a pensar, a falar e a agir como um invejoso.
Agora, você tem um objetivo, que é nutrir uma nova e saudável maneira de pensar que acabou de nascer! Então, conte com a ajuda do Espírito Santo para vencer você mesmo. Se Deus vir você se esforçando e pedindo a ajuda Dele para acertar, tenha certeza de que receberá a força para vencer. Quando você menos esperar, perceberá que superou esse mal para seu próprio bem. Deixe essa "erva daninha" morrer de sede e viva feliz!