TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

domingo, 30 de dezembro de 2012

Vamos remir o tempo!


"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor."
(Efésios 5.15-17)

Dizer que o tempo passa rápido não é nenhuma novidade. Conversando com as pessoas, quase todas dizem ter a sensação de que o tempo está passando mais rápido a cada ano. Literalmente, voando! Frente a isso, estava meditando sobre a necessidade de se remir o tempo, principalmente no que diz respeito à eternidade. 

Nunca as pessoas buscaram o aprimoramento intelectual, o progresso financeiro, a realização amorosa e um corpo sarado como em nossos dias. Em contrapartida, a humanidade nunca esteve tão vazia, tão egoísta e tão corrompida como nos dias atuais. Isso mostra que, embora cultura, dinheiro, amor romântico e beleza sejam coisas boas, são incapazes de tornar o coração do ser humano melhor. Pelo contrário, quando essas coisas "sobem pra cabeça", quando se tornam o centro da vida, acabam é deformando ainda mais as pessoas como temos visto.


Fui ao dicionário pra ver o significado da palavra remir e encontrei o seguinte: "Redimir, resgatar, readquirir, libertar do cativeiro, libertar do poder do inimigo, salvar, livrar das penas do inferno, expiar os pecados." Sabe, Deus tem urgência pela salvação das almas. Vidas e vidas estão sofrendo por não ter vida com Deus. Algumas tem tudo o que o dinheiro pode comprar, são populares em meio aos amigos, atraem a atenção do sexo oposto por onde passam por causa da beleza física, mas têm um vazio interior que nada preenche. Outras pessoas cometeram tantos erros na vida que acham que pra elas não existe mais uma chance. Se pudessem voltar no tempo, não perderiam a oportunidade de fazer tudo diferente! Quando vejo pessoas presas nas drogas, no "sexo livre", no fundo de uma cama hospitalar, na depressão, tentando o suicídio, me dá uma dor e uma revolta! Porque é a alma das pessoas gritando por um refrigério, por uma saída, por um livramento que esses subterfúgios não trazem, muito pelo contrário! As pessoas passam é a ter nojo de si mesmas, perdem o senso de valor próprio, querem mais é nunca ter existido!



É preciso que mais e mais cristãos entendam qual é a vontade do Senhor: que se disponham em consagração a Deus em favor das almas. Que digam pra Deus "Eis-me aqui!", pois a volta do Senhor Jesus está cada dia mais próxima! Irmão(a), busque intimidade com o Espírito Santo, liberte-se do seu eu doente, pra que você tenha a vida de Deus pra passar ao próximo. Afinal, sem Ele, realmente nada podemos fazer. Pare de se preocupar com seus interesses relativos à vida terrena, e preocupe-se com a causa do Reino de Deus. Deus acrescentará tudo o mais que você necessita. Viva e transmita a Palavra de Deus aos famintos pelo Pão do Céu, e olhe somente pra o Senhor Jesus. Agindo assim, você salvará a si mesmo (pois quem  olha pra frente, e está ocupado arando e semeando a terra, não tem tempo pra olhar atrás) e salvará aos que lhe derem ouvidos. 



Milhares de pessoas esperam por mãos que se estendam e que as puxem pra fora do caos interior em que se encontram. Elas esperam por alguém que lhes diga que existe uma saída: que o Senhor Jesus tem poder pra preencher o vazio que elas trazem na alma e pra lhes dar paz, alegria e certeza da salvação eterna. Uma vida próspera em todos os sentidos! 

Vamos remir o tempo! Jesus Cristo, o grande Remidor das almas, conta conosco!



E por falar em remir o tempo, gostaria de compartilhar com vocês um poema (que é mais uma oração) que escrevi algum tempo atrás e que fala sobre isso. Um 2013 de semeadura e de colheita pra todos nós!



O TEMPO

Mais um ano se passou
E com ele o tempo
Tua Palavra me lembra
Que há tempo para tudo
E que Tua vontade é
Que não o desperdice
Neste Novo Ano que se inicia
Dá-me Tua sabedoria e Tua graça
Para bem utilizá-lo
Em Teu Serviço
Tanto há para ser feito
E poucas as mãos para realizá-lo
Tu buscas servos
Então, eis-me aqui
Ensina-me, Senhor, a remir o tempo
Enquanto é tempo...




Não olhes para trás!


"... Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo ..."
(Filipenses 3.13b-14a)

Esta direção de Deus, através do apóstolo Paulo, é muito certa e verdadeira, como é tudo o que provém da mente Divina. Não podemos viver do passado. Nem das lembranças boas, muito menos das ruins. Por mais agradáveis que sejam muitas lembranças, ou por mais tristes que sejam outras, TODAS ficaram no passado. E o passado não volta mais! 

Quem fica agarrado ao saudosismo não consegue olhar pra frente, e fica com a vida amarrada pela emoção. Como consequência, não consegue vislumbrar aquilo de bom e de melhor que poderia vir SE canalizasse suas energias plantando sabiamente hoje pra colher amanhã!

Portanto, sejamos racionais e não emotivos, pois Deus nos deu inteligência para ser usada em nosso benefício e em benefício daqueles que estão à nossa volta neste dia que se chama HOJE!




quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mousse de Chocolate com Morangos - receita


Gosto muito de mousse de chocolate. Então, resolvi compartilhar esta receita que é um "Frankenstein". Explico: gostei de duas receitas que achei na internet. Então, peguei o que achei de melhor em cada uma delas e fiz esta terceira. Se você quiser fazer uma mousse leve, use chocolate diet, açúcar diet em pó (usei Tal & Qual) e creme de leite light. Nem usei leite condensado, pois não tem necessidade. Fica muito doce e disputa com o sabor do creme de leite. Modéstia à parte, ficou uma delícia, fofinha e aerada! Espero que gostem! 



MOUSSE DE CHOCOLATE COM MORANGOS

Ingredientes:

* 3 ovos
* 200g de chocolate meio amargo (picado)
* 2 colheres (sopa) de açúcar 
* 1 lata de creme de leite 
* 3 ou 4 colheres (sopa) de essência de baunilha
* 1 pitada de sal
* Chocolate granulado

Acompanhamento:

* 2 bandejas de morangos 
* 2 colheres (sopa) de açúcar


Preparo:

Primeiramente, reúna todos os ingredientes, utensílios e batedeira que usará no preparo;
Derreta o chocolate picado em banho-maria. Se for no microondas, coloque em potência máxima e, de 30 em 30 segundos, misture até desmanchar completamente;
Bata as claras em neve (bem firmes) com a pitada de sal, e reserve;
Bata as gemas até dobrarem de volume;
Junte o açúcar às gemas, misture com uma colher ou espátula e continue batendo;
Acrescente o chocolate derretido à gemada. Misture com a colher e continue batendo;
Junte o creme de leite, misture com a colher e continue batendo;
Acrescente a essência de baunilha, misture e continue batendo;
Por fim, junte as claras em neve, misturando com a espátula com movimentos circulares de baixo pra cima. Depois, bata rapidamente na batedeira só pra massa ficar homogênea (depois que se coloca as claras, não se bate muito pra não desandar);
Despeje a mistura em uma tigela e leve à geladeira por, no mínimo, duas horas.


Acompanhamento:

Lave os morangos e pique-os, reservando o maior e mais bonito pra decoração;
Acrescente o açúcar, misture bem e leve à geladeira numa vasilha fechada.
OBS.: Não precisa fazer calda, a própria umidade da lavagem e o próprio caldo das frutas são suficientes.


Decoração: Quando a mousse já estiver gelada, decore-a com o chocolate granulado. Bem no meio, coloque o morangão que você tinha reservado. E, em volta do morangão, coloque um pouco de morangos picados. Quando servir nas cremeiras, coloque a mousse e os morangos picados. 


OBS: Vocês viram que sempre que acrescento um ingrediente, primeiro misturo com a colher pra depois terminar de misturar na batedeira. Isso é pra não dar "chanarai". Experimentem bater direto na batedeira, sem terem misturado primeiro com a colher, pra vocês verem o que acontece!  Ou, então, vocês podem ir  despejando aos poucos e batendo na batedeira. Tudo de uma vez, sem misturar antes, não! Espero ter sido espantosamente detalhista e, ao mesmo tempo, clara e objetiva! 



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Da mudança interior


Você já deve ter visto filhotes brincando, tipo os gatinhos da foto. É muito divertido, não é verdade? Simulam lutinhas, dão saltos e emitem sons engraçados! Ao ver o bom humor na criação, lembro que tudo o que existe foi planejado e criado por Deus. Isso me leva a concluir que Deus tem bom humor!

Fico imaginando como devia ser o temperamento do Senhor Jesus enquanto esteve aqui na terra como homem. Não consigo vê-Lo carrancudo nem mal-humorado. Não consigo vê-Lo maltratando as pessoas, "tirando onda" daquelas já machucadas emocionalmente. Ou seja, não consigo vê-Lo dando reforço negativo ao mal que foi feito no interior das pessoas, nem gerando mais males interiores nelas. As únicas criaturas com as quais Cristo batia de frente era com os doutores da lei judaica, com os fariseus que enchiam as pessoas com um fardo de ordenanças que nem eles mesmos conseguiam cumprir. Com esses, seu semblante era duro feito pedra, e não poupava adjetivos para os tais: hipócritas, guias cegos, sepulcros caiados e por aí afora.

Sabe, vivemos num mundo onde ser feliz é quase que um crime. Muitas pessoas, até nos meios religiosos, vivem infelizes, insatisfeitas, mas não fazem o que precisam fazer pra mudar sua situação. Ao invés de usarem suas energias procurando melhorar suas próprias vidas, é mais cômodo ficarem invejando e até tramando a destruição daqueles que julgam ser mais felizes do que elas. E, se realmente o são, com certeza é porque se esforçaram, é porque investiram tempo pra construírem seu interior. Esse comodismo não as levará a nada de bom, simplesmente ficarão perdendo tempo na vida e vendo a felicidade alheia se não decidirem parar de cuidar a vida dos outros e começarem a investir em si mesmas. Afinal, simples mudanças de pensamento, seguidas de atitudes condizentes com esse novo pensar, podem fazer uma diferença substancial em sua vida! Claro que requer esforço, não será da noite para o dia a mudança, mas é certo que os resultados virão!

O melhor modelo que podemos seguir é o Senhor Jesus. Tenho certeza de que era fácil lidar com Ele porque as crianças gostavam de estar junto Dele. E sabemos que crianças gostam de estar junto de pessoas alegres e que as tratam bem. Leia os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e medite sobre como Jesus era, sobre como ele tratava as pessoas, sobre como Ele falava com elas. Busco viver o caráter de Cristo, mas tenho consciência do quanto ainda preciso mudar! Nossa transformação interior é algo diário. Afinal, ninguém é perfeito. Estamos sempre mudando, pois tudo muda. As águas de um rio não são as mesmas de um minuto atrás, o vento que hoje sentimos no rosto não é o mesmo de ontem. Tudo está em constante movimento e transformação. 


Queremos crescer, queremos amadurecer? O caminho é pedir a Deus que Ele transforme nosso interior, nos dando o caráter de Cristo. E, claro, fazermos nossa parte. A mudança interior, repito, requer esforço, uma vez que mudanças interiores significativas, repito, não acontecem da noite para o dia. E precisamos perseguir esse objetivo até o fim de nossas vidas, se é que queremos ser pessoas melhores até o fim de nossas vidas. Deus, vendo seu real desejo de mudança, começará a investir em você de diversas formas. Tudo com o objetivo de que você se torne a pessoa que Ele sempre sonhou que você fosse, mas que as circunstâncias da vida, e que você mesmo(a), impediram. Sim, se você sonha com o melhor, muito mais ainda Deus! E lembre que vale a pena o esforço por causa dos resultados! 

E aí, também deseja ser transformado(a) à semelhança de Cristo pra ter o caráter Dele?



Sabe como imagino o Senhor Jesus? Imagino assim:

 


Aprenda a lidar com pessoas difíceis


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Aprenda a lidar com pessoas difíceis

por Jamil Albuquerque



Nada mais desmotivante que ter de conviver com pessoas difíceis. É o exercício pleno da tolerância. Tolerância é suportar levemente, a contragosto, alguma coisa na espera de algo melhor. Conta a lenda que quando pedimos tolerância a Deus, Ele sempre coloca uma pessoa difícil ao nosso lado. É a forma de testar o discípulo. Da mesma maneira, pessoas difíceis são o teste. Será que há algo que possamos fazer para eliminar alguns desgastes ao lidar com elas? Será que existem segredos para tornar essas relações mais harmoniosas e mais efetivas?

Alguns conselhos

Aprender a lidar com pessoas difíceis é um grande diferencial no mundo dos negócios, nas relações humanas, e o conduzirá a uma vida mais próspera, mais justa e mais feliz. Então, sugiro algumas dicas:

» Evite apontar erros de forma ríspida, é uma ação muito provocadora e improdutiva.
» Jamais envergonhe a outra pessoa.
» Não a coloque em uma má situação.
» Evite a pancada direta, que humilha.
» Tenha certeza de que ninguém é difícil porque gosta de ser difícil.
» Use a fórmula dos 3Rs – Respeito pelo próximo, Respeito por si mesmo e Responsabilidade pelas suas ações.

3 passos para dar feedback usando o processo "mais-menos-mais"

1º Passo – Comece de uma maneira amigável e fale uma coisa boa, positiva, uma apreciação sincera. Afinal, todos têm qualidades.

2º Passo – Diga o que deve ser melhorado, o negativo, o menos, o puxão de orelha: "Você tem potencial, capacidade técnica, mas pode melhorar nisso, naquilo, etc.".

3º Passo – É o mais positivo. Um convite a tentar novamente: "Eu sei que você pode, eu confio em você, sei que tem potencial e pode dar conta do recado. Tenho certeza de que você irá conseguir atingir seus objetivos. Eu sei que errou tentando fazer o melhor e, da próxima vez, vai acertar”. Essa é a fase da valorização e do desafio, ela permite que a pessoa salve seu próprio prestígio. Afinal, você não quer que ela saia dessa conversa arrasada, quer que melhore seu comportamento.

Aprenda a lidar com cada perfil de pessoa difícil

Para lidar com tipos dominadores e controladores


Nem olho por olho nem submissão são reações aconselháveis.
Mostre respeito sem ser submisso.
Tente mostrar pontos de vista diferentes, sem atacar diretamente.
Exercite a tolerância, mesmo que o outro esteja errado.

Para lidar com pessoas agressivas ou duras

Meiguice não é uma postura adequada com pessoas desse perfil.
Confronte claramente o comportamento, não a pessoa.
Olhe nos olhos e se dirija ao outro pelo nome.
Jamais humilhe ou despreze.
Tenha coragem para interromper, antes que as coisas fiquem sem controle.

Para lidar com pessoas desconfiadas

Satisfaça sua necessidade básica de segurança.
Responda com outras perguntas.
Ignore seus ataques.
Pergunte se a desconfiança é sempre ou só naquele caso.
Permita-se uma "certa desinteligência" momentânea e calculada.

Para lidar com pessoas caladas

Prefira perguntas abertas, não faça um interrogatório.
Construa pontes de diálogo.
Treine a sua paciência.

Para lidar com pessoas supersimpáticas

Lembre-se de que são boas demais para serem de verdade.
Cale-se simpaticamente ante pretensões demasiadas.
Jamais pense que os galanteios são algo pessoal.
Treine a habilidade de fazer perguntas seletivas. Peça evidências que comprovem o que a pessoa está dizendo.

Para lidar com pessimistas e negativistas

Jamais se deixe contagiar.
Fale devagar.
Tenha paciência.
Faça perguntas que peçam respostas com soluções para as dificuldades.
Use o bom humor.

Para lidar com os dramáticos

Estabeleça limites por meio de articulações claras.
Deixe um tema pela metade e fale de um assunto diferente. Afinal, nós temos de sobreviver.
Jamais se afogue no maremoto do dramático.
Mantenha o contato visual e pergunte o que ele faz de diferente para mudar as coisas.

Para lidar com os intolerantes

Jamais se deixe intimidar.
Interprete-os com gentileza.
Use um toque de ironia.
Coloque seus limites.
Só vire a mesa como último recurso.



Jamil Lopes de Albuquerque é economista com pós-graduação em Marketing, terapeuta comportamental e escritor. Ministra treinamentos, cursos e consultoria nas áreas de Carreira, Vendas, Gerência, Estratégia, Negociação e Oratória.

Para saber mais:

Título: A Arte de Lidar com Pessoas
Autor: Jamil Lopes de Albuquerque
Editora: Editora Planeta


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Decotes para cada tipo de corpo

A moda, com suas formas, cores e materiais, é capaz, sim, de transformar a nossa percepção sobre as proporções e formatos do corpo. E, por esse motivo, é importante saber que elementos podem valorizar o nosso tipo de corpo. Um detalhe muito importante nas roupas que escolhemos são os decotes. É necessário saber quais deles favorecem e quais podem desfavorecer a nossa anatomia. Existem vários tipos de decotes, então, escolhi alguns deles. Confira a seguir dicas muito simples para escolher o melhor decote para seu tipo de corpo!



Decote V

Começamos falando do decote mais democrático da moda. O decote em V tem exatamente a forma que o nome sugere. Ele é ideal para mulheres com seios grandes, pois valoriza o colo sem aumentar o volume, mas também valoriza quem tem busto pequeno. É o decote mais indicado para as baixinhas e para as gordinhas, porque ajuda a alongar e afina a silhueta devido à sua forma, que gera percepção de verticalidade. Por esse motivo, também é ótimo para quem tem os ombros largos e o pescoço mais curto.


Decote U ou Redondo

O decote U ou Redondo já começa a ser um pouco mais restrito. Ele pode ser usado por muitos tipos de corpo, mas fica melhor em mulheres magras ou do tipo mignon. Mulheres com busto pequeno também podem abusar dos decotes arredondados. Devem evitar esse tipo de decote as mulheres com busto grande, porque este formato dá a sensação de aumentar o volume na região do colo.


Decote Quadrado

O decote quadrado é bastante discreto, tradicional e feminino. É indicado para mulheres com seios grandes, porque ajuda a disfarçar o volume. Mas atenção: esse decote não pode ser muito fechado, ou pode trazer o efeito contrário (deixar os seios mais volumosos). Devem evitar este tipo de decote mulheres muito magras, porque pode haver sobras de tecidos nas laterais, o que fica um pouco deselegante.



Decote Fechado e Gola Alta

O decote fechado costuma criar bastante volume no colo. Por isso, é indicado para mulheres magras com seios pequenos e, de preferência, com o pescoço alongado. É o decote mais complicado de ser usado.


Decote Canoa 

É mais indicado para quem tem quadris largos, porque deixa os ombros visualmente mais largos, e valoriza o pescoço, equilibrando a silhueta. Também pode ser usado por quem tem braços volumosos, já que ficam cobertos, sem causar incômodo. O decote canoa é um verdadeiro vilão para as mulheres que têm ombros largos, e, portanto, deve ser evitado por elas.


Dicas:

* Se você gostou de uma blusa ou vestido, porém o decote é muito profundo, você pode usar com usa blusinha por baixo. A sobreposição fica bonita e cobre seu colo de uma maneira elegante. Aliás, é muito feminino um colo à mostra na medida certa! (reveja como exemplo a foto do "Decote V" mais acima)

* Já se você gostou de uma blusa ou vestido tomara-que-caia, use com um bolero ou com uma echarpe para cobrir os ombros. Fica super chique!


Estas são algumas dicas para que você possa escolher o decote mais adequado ao seu tipo físico. No entanto, é importante que cada mulher conheça bem o seu corpo e suas características – tanto os pontos fortes, quanto os defeitos – e consiga analisar, olhando no espelho, o que a valoriza ou não. Aproveite as dicas e comece a treinar seu olhar para escolher o que vestir sem medo! 


Fonte parcial:
http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~22137~n~decotes+para+cada+tipo+de+corpo.htm



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Produtos de limpeza e saúde


Dicas úteis de uso de produtos de limpeza, e de como usá-los sem comprometer a saúde. Também cuidados de higiene no banheiro. Vale a pena assistir!

Modo correto de limpar a casa

Dr. Bactéria ensina a cuidar do banheiro



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Josh Groban (You are loved (Don´t give up))

Você É Amado (Não Desista)

Não desista
É só o peso do mundo

Quando o seu coração pesa
Eu, eu vou "segurá-lo" para você
Não desista
Porque você quer ser escutado
Se o silêncio te "segura"
Eu vou quebrá-lo para você

Todo mundo quer ser entendido
Bem, eu posso te ouvir
Todo mundo quer ser amado
Não desista
Porque você é amado

Não desista
É só o machucado que você esconde
Quando você está perdido por dentro
Eu estarei lá para te achar
Não desista
Porque você quer "brilhar"
Se a escuridão te cega
Eu vou brilhar para te guiar

Todo mundo quer ser entendido
Bem, eu posso te ouvir
Todo mundo quer ser amado
Não desista
Porque você é amado

(Você é amado)
Você é amado
(Você é amado)
Aaaaaahhhhh

Não desista
(Não desista)
É só o peso do mundo
(Você é amado)

Não desista
(Não desista)
Todo mundo precisa ser escutado
(Não desista)

Você é amado
(Você é amado)
(Não desista)









terça-feira, 20 de novembro de 2012

Certeza e Decisão: essa é a questão

Qual o seu lugar (papel) no mundo? O que você sonha para sua vida? Muitos têm opiniões a seu respeito, mas o que a Inteligência diz sobre você e sobre seu futuro? Qual decisão você tomará então?

Este pequeno vídeo está em inglês, mas, só pelas cenas, dá pra entender o espírito da coisa.










quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Para onde vai a sua alma?

 

 
A coisa mais certa na vida é a morte, mas poucos são os que param pra pensar no destino eterno da sua alma. Você trabalha, estuda, viaja, constitui família... Mas tem consciência de que tudo aqui neste mundo é temporário? Tem parado pra pensar que a eternidade é pra sempre, seja com Deus ou sem Ele? Se você não tem refletido sobre isso, convido você a fazê-lo. Sua alma tem muito valor, pois é eterna, não morre jamais. Pense nisso.






segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jesús Adrián Romero (Más que un concepto)




Mais Que Um Conceito


Mais que um conceito quero que sejas, mais que uma verdade

Mais que princípios que me cercam, mas que um caminhar

Mais que uma forma de crer, mais que uma forma de crescer


Coro:

Como meu respirar, quero Te sentir perto

Quero que sejas tão real, como uma lua cheia

Algo tão natural, como brilham as estrelas

Que brilhe Tua glória sobre mim, Senhor


Mais que preceitos que me cercam, mais que religião

Mais que respostas a minhas perguntas, mais que convicção

Mais que uma forma de viver, mais que um caminho a seguir.


Coro 2X


...que brilhe Tua glória sobre mim, Senhor

...sobre mim, Senhor
 

Jesús Adrián Romero (Soplando Vida)



Soprando Vida

Quero viver lá em uma casa nas montanhas
Pertinho do céu, pertinho de Deus
Quero viver lá, onde o ar é puro e saudável
Onde eu possa respirar o mesmo sol
Mas ainda não, não.


Quero viver lá onde o rio é abundante
Pertinho do céu, pertinho de Deus
Quero viver lá onde um dia me levará
Onde eu possa respirar o mesmo sol
Mas ainda não, não.


E aqui estou neste vale de ossos
Estou soprando vida e fôlego, aqui estou
Neste vale tão deserto
Tão sedento de Teu amor
Aqui estou.


Quero viver lá onde sempre é primavera
Pertinho do céu, pertinho de Deus
Eu quero viver lá onde canta a manhã
Onde há árvores que dançam com o sol
Mas ainda não, não.


E aqui estou neste vale de ossos
Estou soprando vida e fôlego, aqui estou
Neste vale tão deserto
Tão sedento de Teu amor
Aqui estou.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tenha foco


"Fique tão ocupado melhorando a si mesmo que não sobre tempo para criticar os outros."

"Aquele que rema o barco não tem tempo para balançá-lo."
 
 
 

domingo, 7 de outubro de 2012

Cristianismo puro e simples


Depois de tantas resenhas de livros ruins, eis que lhes trago um oásis no deserto. :-) A recomendação pública deste livro foi feita pelo Bispo Renato, neste post (clique para ler), e me convenceu rapidinho. “Cristianismo puro e simples” (Mere Christianity), da Editora WMF Martins Fontes, é leitura obrigatória para todos aqueles que se dizem cristãos ou se interessam pelo cristianismo.
Eu considero C.S Lewis um gênio da literatura. E não sou a única, é um consenso. Além de excelente escritor, ele era muito inteligente e tinha um raciocínio lógico fantástico. Foi ateu por muitos anos, e se converteu a uma fé bastante racional e segura. Ele era ateu de verdade, não ateu de modinha, como vemos hoje em dia.
Quer saber se o cara é ateu de verdade? Se ele odeia Deus, gasta seu tempo esculhambando Deus e os crentes, é raivoso e gosta de se mostrar superior, ele não é verdadeiramente ateu, só tem um problema pessoal com a ideia de Deus e quer fazer birra para chocá-Lo. Veja bem, eu não acredito em Coelhinho da Páscoa. Por que raios gastaria meu tempo falando mal do coelhinho da páscoa, rindo de quem acredita no coelhinho da páscoa, fazendo palestras para convencer as pessoas a não acreditarem no coelhinho da páscoa? Não seria ridículo?  O verdadeiro ateu não odeia algo que ele acha que não existe! Ele simplesmente não acredita. Mas tem boa vontade, está aberto, e quando conhece a Deus, deixa de ser ateu!
Este livro foi baseado em uma série de programas de rádio que ele fez durante a Segunda Guerra, explicando o cristianismo em termos simples. Sim, a explicação é simples, a linguagem é fácil e coloquial. No entanto, é impressionante observar que o que era simples, acessível e escrito para o cidadão comum naquela época, hoje talvez não seja compreendido com tanta facilidade por qualquer pessoa. Digo isso porque ele exige que seu cérebro acompanhe o raciocínio. Exige que a criatura raciocine, coisa que as pessoas hoje em dia não estão acostumadas a fazer. A sociedade deu uma emburrecida considerável nas últimas décadas. Cada vez mais nós, que preferimos pensar a viver pela emoção, nos sentimos alienígenas nesta sociedade. Mas você, que lê esta coluna, é uma pessoa que não tem preguiça de pensar e quer exercitar seus neurônios, não é verdade? Então vai gostar desse livro.
Ele consegue explicar com clareza os fundamentos da nossa fé. É a mesma fé, o mesmo Espírito! Eis uma raridade: encontrar um livro cristão verdadeiramente cristão. Até o entendimento dele sobre a trindade é o mesmo que eu tive há alguns anos, ao ler um livro de…física! …rs… (vou reler para fazer uma resenha aqui também…hahaha…me aguardem)
Sabe aquelas perguntinhas cretinas que te fazem de vez em quando, de “como é que Deus pode ser três e um ao mesmo tempo?” Então…essas e outras explicações estão lá, para quem quiser pensar.
Acho que esse trecho é o melhor resumo que já vi alguém fazer sobre o cristianismo:
O cristianismo concorda com o dualismo em que o universo está em guerra, mas discorda que seja uma guerra entre forças independentes. Considera-a antes uma guerra civil, uma rebelião, e afirma que vivemos na parte do universo ocupada pelos rebeldes.
Um território ocupado pelo inimigo — assim é este mundo. O cristianismo é a história de como o rei por direito desembarcou disfarçado em sua terra e nos chama a tomar parte numa grande campanha de sabotagem. Quando você vai à igreja, na verdade vai receber os códigos secretos mandados pelos nossos amigos: não é por outro motivo que o inimigo fica tão ansioso para nos impedir de frequentá-la.
Não é exatamente isso, amigos? Céus, é exatamente assim que a coisa toda funciona! Tem forma mais clara de condensar toda a extensa explicação sobre guerra espiritual? C.S Lewis trabalha muito com analogias, que é a melhor forma – na minha opinião – de explicar coisas aparentemente complexas e fazê-las acessíveis a qualquer pessoa. Faz parte da argumentação lógica. Isso faz com que a leitura desse livro seja tão prazerosa. Você vai se divertir, além de aprender muito.
Agora veja isso:
Quanto mais tiramos do caminho aquilo que agora chamamos de “nós mesmos” e deixamos que Ele tome conta de nós, tanto mais nos tornamos aquilo que realmente somos. (…) De nada vale procurar “ser eu mesmo” sem Ele. Quanto mais resisto a Ele e tento viver sozinho, tanto mais me deixo dominar por minha hereditariedade, minha criação, meus desejos naturais e o meio em que vivo. Na verdade, aquilo que chamo com tanto orgulho de “eu mesmo” é simplesmente o ponto de encontro de miríades de cadeias de acontecimentos que não foram iniciadas por mim e não poderão ser encerradas por mim. Os desejos que chamo de “meus” são meramente os desejos vomitados pelo meu organismo físico, incutidos em mim pelo pensamento de outros homens ou mesmo sugeridos a mim pelos demônios.
Eu li isso, boquiaberta, pensando em quantas vezes dei essa mesma explicação a tantas pessoas, explicando o porquê apenas a entrega incondicional do seu “eu” a Jesus faz com que você descubra quem você realmente é. Eu só me tornei eu mesma, só descobri quem eu era, depois que morri para mim mesma, depois que morri para este mundo, sacrifiquei minha vida para viver a vida dEle. Aí, sim, me libertei de todas essas influências e descobri o caminho para me transformar, dia após dia, na pessoa que Ele quer que eu seja. Que é quem realmente sou. Esse processo não tem fim, pois é um processo de aperfeiçoamento, mas somente quando se nasce de novo é que a coisa começa a ficar realmente divertida. A propósito, ele explica o novo nascimento, a substituição, todo o processo desde Adão e Eva…
O início do livro parecia um livro de filosofia, mas depois vai se abrindo para uma literatura de qualidade, com todos os seus elementos. Se eu colocasse aqui todos os trechos que achei fortes neste livro, ganharia o prêmio de maior resenha do mundo. Mas salvei diversos deles e vou fazer bilhões de posts sobre isso em meu blog…rs…com trechos do livro, não tem jeito, é daquelas coisas que você lê e quer compartilhar com todo o universo.
Mas Vanessa, esse livro não tem problema algum? Tem. Tem alguns. São ínfimos em relação ao todo, mas tenho que citar os mais importantes. Primeiro, quando ele diz:
A teologia é como um mapa. (…) No passado, quando havia menos instrução formal e menos discussões, talvez fosse possível passar com algumas poucas idéias simples sobre Deus. Hoje não é mais assim. Todo mundo lê, todo mundo presta atenção a discussões. Consequentemente, se você não der atenção à Teologia, isso não significa que não terá ideia alguma sobre Deus. Significa que terá, isto sim, uma porção de ideias erradas — ideias más, confusas, obsoletas.
Acredito que na época em que esse livro foi escrito (início da década de quarenta) isso fosse verdade. No entanto, hoje em dia a teologia é que tem levado muita gente sincera à morte espiritual, com uma porção de ideias erradas, más, confusas e obsoletas. Mas nada do que ele explica precisaria de qualquer estudo teológico tradicional, está tudo bem claro na Bíblia. E se alguém acha que a Bíblia é uma leitura muito complexa e que precisa de uma interpretação especial feita por grandes estudiosos, me desculpe, isso não é verdade.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos, e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11:25)
Basta ter o Espírito Santo, pois a promessa feita a respeito é que:
Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade. (João 16:13)
O segundo problema do livro possivelmente é ligado ao primeiro. É a primeira e única vez que eu noto uma interferência das tradições religiosas do autor neste livro (já havia notado o mesmo problema em outro livro dele):
Por mais que você sofra nessa vida terrena, por mais que passe por purificações inconcebíveis depois da morte (…)

Purificações depois da morte, amiguinho? Segundo a Bíblia, morreu, morreu. Não tem essa de purificação depois da morte. Isso é ideia católica, que provavelmente a igreja Anglicana arrastou consigo. Desconsiderem.
O terceiro problema é:
Quando as tribulações chegam – doenças, problemas de dinheiro, novos tipos de tentação —, ele se decepciona. Aos olhos dele, essas coisas foram necessárias antes, para despertá-lo e fazê-lo arrepender-se; mas, e agora: por quê? Porque Deus o está obrigando a progredir ou subir a um novo nível (…)
Mais influência da religião. Doença não é tribulação, miséria não é tribulação. Tribulação é o que a gente passa por causa do evangelho, as perseguições, as dificuldades. Pode acontecer de Deus usar uma situação colocada pelo mal para que você “suba a outro nível”? Pode, mas não foi algo provocado por Ele, o que Ele fez foi usar o limão para fazer uma limonada. Se foi isso o que C.S Lewis quis dizer, concordo com ele. Mas se era a velha ideia religiosa de que doença é provação de Deus para que você progrida, isso já matou a fé de muitos crentes por aí. E matou os próprios crentes, também.
Mas como eu disse, esses são probleminhas minúsculos dentro de um livro excepcional. Apenas comento porque julgo necessário. Quando ele pensava dentro da Palavra de Deus, pensava com bastante clareza e lucidez. Mas infelizmente naquele tempo não existia o que temos hoje.
Abaixo, um trecho muito legal sobre amor (eu disse que não colocaria mais trechos, mas não resisti…rs…
Em primeiro lugar, quanto ao significado da palavra. “Caridade” hoje significa simplesmente o que antes se chamava “esmola” — ou seja, o que damos para os pobres. Originalmente, seu significado era muito mais amplo. (Você vai entender por que ela ganhou essa acepção moderna: se uma pessoa é “caridosa”, dar esmolas aos pobres é uma das coisas mais óbvias que ela faz, e, assim, as pessoas passaram a dar a esse ato o nome da própria virtude. A mesma coisa aconteceu com a poesia, cuja expressão mais óbvia é a rima. Ora, para a maioria
das pessoas, hoje, a “rima” é a própria poesia.) A caridade significa “amor no sentido cristão”. Mas o amor no sentido cristão não é uma emoção. Não é um estado do sentimento, mas da vontade: aquele estado da vontade que temos naturalmente com a nossa pessoa, mas devemos aprender a ter com as outras pessoas. No capítulo sobre o perdão, observei que o amor que temos por nós mesmos não implica simpatia por nós mesmos. Significa que queremos nosso próprio bem.
(…)

Veja se isso não é a fé que temos vivido!  A fé inteligente e sacrificial:
As únicas coisas que podemos conservar são as que entregamos a Deus. As que guardamos para nós são as que perderemos com certeza.

Vanessa Lampert

(Você também me encontra no Twitter , no Facebook  e no Meu Blog)
Quer ler todas as resenhas? Clique aqui. 

PS: Eu acho o estilo dele muito parecido com o estilo do Bispo Renato. Como diz meu marido, são textos que dão “cócegas no cérebro”…rs…
PS2: Esse é para quem me perguntou se não existem livros cristãos bons de escritores de fora da IURD. Eis uma raridade…rs…
PS3: Outro problema desse livro é a editora. Alguém me explica por que raios escolheram essa capa sem graça para os livros do C.S Lewis (exceto as crônicas de Nárnia, essas ficaram caprichadinhas)? Todas são iguais, só muda o tom do fundo! Parece que a intenção é que ele não seja vendido, nem sequer visto!
PS4: A série de “livros que não são o que parecem” não acabou, não! Tenho vários na fila! E cada vez chegando mais…hahahaha…




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...