TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

sábado, 26 de setembro de 2020

Desodorante caseiro

Olá, pessoal!

Como todo mundo sabe, os tempos modernos têm suas vantagens. Numa visão futurista, se existisse máquina do tempo, e alguém de, digamos, 200 anos atrás pudesse vislumbrar o que existe hoje: luz elétrica, água encanada, avião, telefone, etc... Ficaria, simplesmente, fora de si! 

Mas a evolução também traz sua desvantagens, e a poluição é uma delas. Diariamente, estamos expostos a componentes químicos no ar, na água, nos alimentos, nos produtos de limpeza... E também nos produtos de higiene e cosméticos. Penso que o que pudermos fazer pra minimizar nossa exposição aos químicos, principalmente aos mais perigosos pra saúde, é válido.

Assim, quero falar um pouquinho sobre um produto de higiene pessoal que é de amplo uso: o desodorante. Na sua maioria, possui peróxido de alumínio. O alumínio é cumulativo no organismo e desencadeia muitos problemas de saúde, inclusive doenças neurodegenerativas.

Existem no mercado desodorantes sem alumínio e sem outros componentes tóxicos em suas formulações. Percebo uma grande diferença entre os desodorantes naturais e os químicos: os naturais, com o tempo de uso, diminuem o odor característico do suor nas axilas (o vulgo 'cecê'). Atesto isso por mim, que tenho percebido isso no tempo usando desodorante caseiro. Isso me fez lembrar das pessoas do tempo dos meus avós que usavam produtos naturais, tipo o bicarbonato de sódio diluído em água (olha aí uma sugestão que funciona), e tinham pouco mau cheiro nas axilas. 

Nas minhas pesquisas, descobri que os desodorantes com produtos químicos, além de matar as bactérias causadoras do mau odor, também matam as bactérias boas (tadinhas delas...). Essas 'bactérias do bem' são as que impedem de ficarmos com mau cheiro. Por isso que as pessoas habituadas a usar produtos naturais têm bem menos odor desagradável nas axilas do que aquelas que usam os químicos. Inclusive, têm pessoas que usam apenas algum óleo (de coco, de karité), fazendo a vez de desodorante. Dizem que o óleo mantém as bactérias boas e não deixa as ruins se desenvolverem, evitando assim o mal cheiro. Mas esse eu não testei; fica de sugestão se alguém quiser testar.   

A mais ou menos um ano, optei por usar desodorante caseiro, feito com ingredientes também não agressivos. Comecei a procurar na Internet por produtos alternativos aos desodorantes industrializados. Até que encontrei este do vídeo abaixo 👇. Resolvi fazer e experimentar, e fiquei super satisfeita com o resultado. Realmente, funciona! 

A estrela da receita é o leite de magnésia (o original, sem sabor). Sim, ele mesmo! Fiz apenas algumas alterações na receita. Você pode usar glicerina pura (sem nenhum outro componente misturado), se não encontrar a glicerina bi-destilada. E coloco o dobro da quantidade de glicerina sugerida pra cada 50ml de leite de magnésia, pra que fique mais hidratante. Maneje a quantidade de glicerina conforme a necessidade de sua pele. No vídeo, é sugerido usar algumas gotas de um óleo essencial. Além de perfumar, ele também pode ajudar se tiver propriedades bactericidas (como o óleo de melaleuca ou o de lavanda, por exemplos). Coloco apenas 3 gotas de óleo essencial pra cada 50ml de leite de magnésia. Dessa forma, perfuma a mistura e não mata as bactérias boas da pele. 

Fica aí a sugestão. Que tal fazer pra testar? Garanto que vale a pena! 😉

Até a próxima!

 


 

 

terça-feira, 22 de setembro de 2020

O mundo não pode ser 'fruto do acaso'

 Trecho de palestra do cientista e professor Adauto Lourenço. Vale a pena assistir!

 

 
 

sábado, 19 de setembro de 2020

Música e mensagem

Gente, bom dia!

Deixo este vídeo, que gosto tanto da música quanto da mensagem. 

Um bom fim de semana pra vocês!




quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Música de fundo II

 Bom dia, pessoal!

Trabalhando e ouvindo Secret Garden. 

Boa quinta-feira!










quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Bizus pra economizar seu dinheiro


Bom dia!

Estava pensando: que a velocidade com que se ganha dinheiro não é a mesma com que se pode gastar, todo mundo já sabe. Em segundos, você pode vê-lo sair de suas mãos. Mas a entrada não costuma ser rápida não! E que a vida pode ficar difícil na falta dele, também não é novidade. Afinal, o dinheiro é necessário pra pagar contas, pra comprar alimentos, roupas, remédios, pra lazer... Pra um monte de coisas enfim. Porém, mesmo as pessoas sabendo disso tudo, a economia de dinheiro, que é algo tão fundamental, é negligenciada. Essa negligência é resultado da falta de consciência financeira. E ainda mais quando a realidade pede que se faça economia, como não usar a inteligência e adquirir o hábito de poupar, não é verdade? Não sou economista, nem algo dessa área. Minha formação e atuação é em Biblioteconomia (sim, trabalho numa biblioteca ☺). Mas procuro me educar financeiramente e administrar meus recursos da melhor forma possível. E quero compartilhar com vocês alguns bizus de como economizar dinheiro, pois acredito que poderão ajudar alguém que estiver lendo estas linhas. Aí vão as dicas:

Bizu 1 - Lembre que poupar dinheiro é algo intencional. Quem não prioriza o economizar nunca o fará. Então, assim que você receber, antes de pagar qualquer conta, separe pelo menos 10% de sua receita pra poupar. O ideal seria guardar 30% (ou mais até), mas se 10% é o seu máximo no momento, beleza. Melhor do que nada. Talvez, alguém diga: "Mas eu ganho muito pouco! Como vou economizar?" Não interessa se você ganha pouco, você TEM de economizar (os bizus 3 e 4 são justamente pra esse caso de se ganhar pouco. Aguenta aí!). E se você ainda não tem um fundo ou reserva de emergência (que é de 6 a 12 vezes o valor total de seus gastos mensais, ou seja, seu padrão de vida), montar esse fundo é sua meta inicial. Suas economias serão primeiramente pra montar o fundo de emergência. Pesquise a respeito e aprenda onde guardá-lo.

Bizu 2 - Tenha um controle mensal de todas as suas receitas e despesas. Anote tudo; pode ser numa planilha de Excel, num caderno, no celular... O que importa é que você tenha esse controle pra saber quanto você gasta e com o quê. Assim, você ficará sabendo onde tem sido a "sangria" em seu orçamento e poderá fazer as adequações necessárias pra economizar. E estabeleça um valor máximo de gasto em cada item do orçamento. Por exemplo: gastar até tantos reais em supermercado. Dessa forma, você se obriga a se manter dentro do orçamento, não o extrapolando.

Bizu 3 - Encare o ganhar pouco como uma oportunidade de buscar outra(s) fonte(s) de renda. Além de complementar seu orçamento, outra fonte de renda poderá lhe ajudar a montar seu fundo de emergência mais rapidamente. E poderá vir a se tornar sua fonte principal de renda. Olha só que legal!

Bizu 4 - Essa dica tem ligação com a anterior. Procure aprender formas de ganhar dinheiro. Têm cursos, inclusive gratuitos, na internet que poderão ser muito úteis pra você. Tanto pra aprender a administrar suas finanças, como pra ganhar dinheiro propriamente dito (cursos de artesanato, confeitaria, maquiagem, manicure e pedicure, marketing digital, etc e etc...).

Bizu 5 - Cuidado com gastos supérfluos. Se você já acordou pra realidade de que precisa economizar, isso é meio caminho andado pra poupar seu dinheiro. Então, você pensará duas, três, quatro vezes antes de fazer uma compra por impulso. Quando vier o pensamento de comprar algo, pergunte a si mesmo: Eu realmente preciso disso? Tenho dinheiro pra comprar isso? Preciso comprar isso agora ou posso comprar mais adiante? Lembre que vontade dá e passa. Confronte o impulso de comprar rebatendo-o racionalmente com essas perguntas.

Bizu 6 - Sobre compras de roupas e calçados: procure comprar no fim das estações principais (verão e inverno). Assim, você aproveita as promoções. E fora dessas épocas, compre somente aquilo que você esteja realmente precisando, e pesquise preço antes de comprar.

Bizu 7 - Antes de ir ao supermercado, olhe sua despensa e anote os produtos que você precisa comprar. A famosa lista de compras é uma aliada pra que você não esqueça de comprar o que precisa, e pra que não compre o que ainda tem. Também ajuda a focar na compra de apenas os produtos listados. Não deixe luz acesa em cômodos que você não está usando. Conserte torneiras com vazamento. Tente trocar seu plano de TV a cabo por um mais em conta, ou, quem sabe, por um combo promocional (TV + internet). Ou até cancele se você nem usa.

Bizu 8 - Evite o uso de cartão de crédito. E tenha cuidado redobrado se você tem compulsão por compras. Se esse for o seu caso, seria interessante você se desfazer dele e comprar tudo no cartão de débito ou em dinheiro vivo. (Entenda que sua compulsão por compras é apenas a 'ponta do iceberg' de um problema bem maior: o vazio interior que você tenta preencher com bens materiais. Uns tentam preencher esse vazio com drogas, com bebidas. Outros, com pornografia. Quantos meios são usados em vão na tentativa de preencher esse vazio. Seu vício é a compulsão por compras. Só que comprar desenfreadamente não supre essa carência, como você já sabe, e lhe traz dor de cabeça... Vazio interior, somente vida com Deus preenche. Mas isso rende assunto pra outro post). Se você tem controle de suas finanças, pode ter cartão pra o caso de precisar fazer alguma compra online por exemplo.

Bizu 9 - Não se meta em dívidas de grandes valores sem ter se planejado pra isso. Penso que as únicas dívidas grandes que vale a pena assumir é pra comprar moradia, e pra comprar carro (quando, e somente quando, um veículo é muito necessário, por exemplo, pra trabalho [geração de renda]). Mas mesmo assim, precisa de muito planejamento e organização financeira pra que o sonho da aquisição desse bem não se torne um pesadelo. Existem taxas que precisam ser pagas ao fazer um financiamento. Lembre que o bombardeio da mídia com supostas "facilidades" na aquisição de bens, mesmo que pra isso se tenha de contrair dívidas, é muito grande. Ao parcelar, você sempre pagará juros, e o "barato" pode sair caro.  E se acontece da pessoa ficar desempregada? Ela estará endividada e sem salário pra honrar o compromisso financeiro que assumiu. Ruim, né? Enquanto não tem condições de comprar, more de aluguel e vá se planejando, se organizando financeiramente. Se não tem condições de comprar um carro, ande de ônibus, de Uber, de bicicleta, e vá juntando dinheiro.

Bizu 10 - Você não deveria se endividar pra fazer viagens dos sonhos. É bom viajar, mas quando se pode fazer isso sem depois passar o ano pagando por ela. Enquanto não dá, faça passeios curtos dentro do Estado em que mora. Aproveite e visite pontos turísticos em sua cidade (conhece eles?). Que tal?

Bizu 11 - Leve uma vida simples. Não tem nada melhor do que viver dentro do seu padrão de vida. Sem preocupação com dívidas intermináveis. Sem necessidade de provar nada pra ninguém. Sem ficar se comparando com aqueles que, por vezes, levam uma vida de fachada pra tentar impressionar os outros (só eles sabem o aperto em que vivem pra manter o "status"). Lembre que ninguém pagará suas dívidas...

Encare as dificuldades financeiras que você possa estar passando como uma oportunidade de crescer como pessoa, de aprender, de adquirir educação financeira. Estuda-se pra tudo na vida, mas educação financeira não faz parte do currículo escolar, infelizmente. Então, faça pela vida e vá atrás dessa tão necessária aprendizagem. E, muito importante, coloque em prática o que aprender. Não importa o quão ruim estejam suas finanças hoje, você pode mudar essa situação. E você ainda poderá ajudar outras pessoas com seu conhecimento e com sua experiência! Espero que as dicas tenham sido úteis.

Até a próxima!


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Mais uma vez, a mídia marrom em ação...

Olá, pessoal

Como é de praxe da Rede Esgoto, digo, Globo, novamente está fazendo acusações sem provas contra quem não se alia a ela, e não serve a seus interesses. No caso, contra o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Sr. Marcelo Crivella, e contra a Igreja Universal do Reino de Deus. 

Ainda mais agora que estamos às vésperas de Eleições, já era de se esperar que isso acontecesse... Deixo estes vídeos pra que vocês assistam e tirem suas próprias conclusões.

Boa semana pra todos!

 


 


 

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Ela ressuscitou após 4 dias morta

Bom dia!

Deixo pra vocês este forte testemunho. Alegro-me sempre que ouço depoimentos de resposta à fé prática. Pois são demonstrações incontestáveis da existência e do poder de Deus. E toda a incredulidade tem que calar a boca. ;-)

 Bom fim de semana pra todos!

https://www.youtube.com/watch?v=VEoo8CxbAZk

 


 

 

 

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

O poder de criar o que quiser...

 ...(por que você o usa mal!)

Olá!

Este vídeo é continuação do que postei ontem, ainda tratando sobre o assunto 'palavra'. Se não assistiu o de ontem, convido você a assistir. Pois esse assunto é extremamente importante pra toda pessoa, tenha consciência disso ou não.

Até breve!

 




terça-feira, 8 de setembro de 2020

Prometa que não vai fazer mais isso...

 ... desde já.



quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Alerta às mulheres

De uns anos pra cá, a indústria da beleza tem bombardeado o público feminino com uma infinidade de propagandas como nunca antes. Tudo com o objetivo de criar necessidades que antes não existiam. São cremes que não acabam mais, cada um prometendo um benefício diferente. São maquiagens de diversos tipos, com os mais variados efeitos na pele. Muitas mulheres caem na armadilha, PRECISANDO comprar tais e tais produtos para se sentirem satisfeitas (e o problema é que nunca encontram a tal satisfação, pois logo mais, lançam outro produto que promete ser melhor do que o que elas já têm).

Essa indústria se aproveita da vaidade feminina, que não para nos artifícios externos de beleza. Cada dia, mais mulheres têm se sujeitado a procedimentos cirúrgicos, puramente estéticos, visando alcançar o padrão de beleza dos sonhos. Entre essas cirurgias, a mais corriqueira é a de colocação de próteses de silicone nos seios. Porém, essa mesma indústria que gasta milhões em comerciais para criar a necessidade omite o lado negro desse tipo de procedimento invasivo. Não fala para as mulheres do alto risco de desenvolver uma síndrome imuno-inflamatória, entre outros problemas que podem surgir. Sobre esse assunto, deixo estes dois vídeos. O segundo é a continuação do primeiro. Convido você, mulher ou homem que esteja lendo este post, a assistir e a divulgar para as mulheres do seu círculo social. De repente, você nem sabe que uma delas está pensando seriamente em colocar próteses. E esses vídeos poderão ajudá-la a pensar melhor e a optar pela sua saúde. Fica a dica!

 





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...