TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Perfume

 
Perfume é coisa muito boa! Particularmente, gosto muito. Não saio de casa sem, é como se fosse um acessório. Encontrei este artigo falando a respeito, e gostaria de compartilhar com vocês.


A Origem do Perfume

Muitas pessoas usam, mas nem todas conhecem a origem do perfume ou os processos pelos quais o perfume passa até chegar ao consumidor final. O perfume nada mais é do que uma mistura de óleos essenciais e aromáticos que são juntados ao álcool e à água. Ele é usado para dar um aroma duradouro a objetos e ao corpo humano. O perfume nasceu no Egito e era um dos acessórios de poucos privilegiados. Na realidade, o perfume no Egito era apenas usados nos deuses e nos mortos. Mais tarde, quando os sacerdotes começaram a aprimorar a composição e a fabricação dos perfumes, os faraós e os membros da corte começaram a usá-los.

A primeira grande crise do perfume também surgiu no Egito, quando os soldados pararam de fornecer essências aromáticas para a fabricação dos perfumes. As fragrâncias traziam um toque de frescor ao clima árido do local. Já no século IX, um químico árabe escreveu o primeiro livro sobre perfumes. Foi o primeiro manual que continha receitas de óleos essenciais e fragrâncias. Ensinava a fazer substituições e imitações com materiais fáceis de serem encontrados. O livro continha ao todo 107 receitas e incluía passo a passo o modo de fabricação do perfume e os materiais que eram utilizados.  Foi, literalmente, o primeiro guia do perfume.

Mais tarde, dois médicos persas descobriram a extração do perfume através da destilação. Eles extraíram o aroma das flores por esse processo, e, assim, puderam criar novas fragrâncias e essências. O primeiro experimento deles foi com as rosas. Depois, eles caminharam para a descoberta da essência feita a partir de mistura de óleos com ervas ou com pétalas de flores amassadas. Nesse mesmo período, a água de rosas tornou-se muito popular por ser um perfume delicado e mais fraco que os demais, entretanto muito caro, já que para se obter um 1 litro de óleo de rosas é necessário processar centenas de quilos de pétalas.

Todos esses processos criados pelos persas acabaram por influenciar a perfumaria ocidental. Muitos dos experimentos no campo da perfumaria foram essenciais na área da química. O perfume só chegou à Europa durante o Renascimento, e de lá espalhou-se para o mundo todo. Quanto mais o perfume se espalhava, mais as técnicas e novas fragrâncias iam surgindo. Hoje em dia, o perfume ganhou novas fragrâncias, aromas e nomes. A cada dia, pode ser lançado um novo tipo de perfume com um aroma diferenciado. A indústria do perfume é uma das que mais cresce no mundo todo.

Uns usam o perfume para deixar a sua marca no local. Outros usam as fragrâncias como modo de fazer algum bem ao corpo e ao espírito, já que algumas essências, se usadas corretamente, podem trazer inúmeros benefícios para a saúde. Os cheiros têm o poder de atração e muitas fórmulas ditas "do amor” tem sido lançadas e divulgadas efusivamente. O certo é que o perfume marca uma pessoa e pode até mesmo chamar a atenção do sexo oposto. Basta saber como usá-lo a seu favor para atrair e não cometer nenhuma gafe.

Os perfumes têm várias concentrações de óleos essenciais e, dependendo da concentração, recebem variações em suas denominações. Veja abaixo.

Classificação pela Concentração


A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos em um solvente (mais comumente etanol e água):

- Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% de compostos aromáticos (essência).
- Eau de parfum EdP (deo perfume): varia de 12-18% de compostos aromáticos (essência).
- Eau de toilette EdT: 8-14% de compostos aromáticos (essência).
- Eau de cologne EdC (deo colônia): 3-7% de compostos aromáticos (essência).
- Splash Perfumes EdS: 1% de compostos aromáticos (essência).

Principais Famílias Olfativas


As fragrâncias classificam-se em:

- Cítricos Florais: Geralmente tem matérias-primas como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras

- Florais Aldeídos: Geralmente tem matérias-primas extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios

- Fougère: Geralmente tem matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados.

- Chipre Florais: Geralmente tem matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho.

- Orientais Florais: Geralmente tem matérias-primas constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang.

- Couros Secos: Geralmente tem matérias-primas extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.

- Aldeídos Florais: Geralmente tem matérias-primas sintéticas.

- Aromáticos Secos e Frutados: Geralmente tem matérias-primas como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

Classificação das Notas


A força de um perfume depende, basicamente, da concentração de matérias-primas utilizadas em sua concepção. A fixação de um perfume na pele se deve às notas de base ou de fundo. Veja abaixo o significado das notas envolvidas em um perfume:

- Notas de Saída (Cabeça)
A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves, aquelas que “escapam” do frasco.
Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, e vão direto para as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.

- Notas de Coração (Corpo)
O centro, a alma, a personalidade do perfume. São notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume “desaparece” sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.

- Notas de Fundo (Base)
Garante o poder de fixação de uma fragância. São notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permance por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

Fonte: http://www.blogdamulher.com/a-origem-do-perfume/


Sabia que o cristão é comparado por Deus ao perfume? Não? Então, leia isto:

"Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida." (2 Coríntios 2.15-16)   
 
Falo àqueles que creem já pertencer a Cristo. É importante pararmos e analisarmos que tipo de fragrância estamos exalando. Você tem sido bom perfume de Cristo? Pessoas têm sido atraídas para Deus através do que exala Dele através de você? Pense nisso.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...