A vida é uma constante aprendizagem. Ninguém sabe tudo, nem tem todas as respostas. Mas quando se está aberto a aprender, até um traço é letra! E se aprende muitas vezes com situações inesperadas e com pessoas muito simples. Isso me fez pensar na humildade e no temor pra com Deus.
Lembrei de uma passagem bíblica em Provérbios 15.33 onde o rei Salomão diz: "O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade." Quando a pessoa teme (honra, respeita, obedece) a Deus, ela é instruída pelo próprio Deus na sabedoria. E quem teme a Deus é humilde, pois percebe a diferença gritante que existe em se viver segundo o próprio achismo, e em se viver orientado por Deus no dia a dia. A pessoa humilde de coração, mais cedo ou mais tarde, é honrada por Deus.
E na vida familiar então? Quantos problemas surgem quando falta a humildade e o temor a Deus nos relacionamentos. É marido traindo esposa e vice-versa, são filhos desobedecendo os pais... E quando vêm as consequências (porque elas vêm), as pessoas não entendem o porquê. E ainda colocam na conta de Deus, como se Ele fosse o responsável pelas mazelas que elas mesmas criaram! Sou solteira e não tenho filhos, mas sou observadora. E é o que percebo nos relacionamentos de muitas pessoas que levam uma vida sem aliança com Deus. Quando a vida espiritual vai mal, é complicado do mais ir bem.
Qual é a saída? Reconhecer que não se conhece a Deus de fato e de verdade (crer que Deus existe não basta, não é o suficiente não. Até o diabo e seus demônios crêem em Deus, mas não deixam de ser diabo e demônios). E reconhecer que tem faltado temor pra com Ele. Isso requer humildade, pois o Senhor Jesus só pode se revelar aos humildes. Humildade pra reconhecer: "Deus, sou tão ignorante quanto ao Senhor que a única coisa que tenho são diplomas." "Deus, sou tão carente do Senhor que só tenho bens materiais. Preciso te conhecer." (Deus não vê problema nenhum em você ter cursos, nem em você ter posses. O problema está em priorizar tudo, menos o ter vida com Ele). Como Deus não ouviria uma oração humilde e sincera assim?! Ele se inclina pra ouvir seu clamor. E também lhe responde dando um novo coração, uma nova mente e o recebe como filho. Pense nisso. 😉