TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O fardo é leve, mas...

... A porta continua estreita.

Por Vanessa Lampert


 

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Mateus 7.13-14

Tem muita gente tentando alargar a porta que Jesus disse que é estreita. O Caminho para a Salvação é apertado e são poucos os que se acertam com ele porque é caminho de renúncia, contrário aos apelos deste mundo hedonista. A vida cristã exige SACRIFÍCIO, porque, nas palavras dEle mesmo: “Quem quiser vir após Mim, NEGUE-SE a si mesmo, tome sobre si A SUA CRUZ e siga-Me”. Não há atalho. Não tem essa de “ah, mas eu ainda estou neste mundo, não sou um ser celestial”. A partir do momento em que decide seguir a Jesus, você precisa lutar para se tornar um cidadão do Reino dos Céus. E não aceite quem tenta dizer que as coisas não são bem assim.

Sacrificar minha própria vontade para fazer a vontade dEle, dia após dia, é pré-requisito para segui-Lo. E essa exigência de sacrifício para obediência está presente desde o início da humanidade. A primeira vez que o homem decidiu não sacrificar sua vontade, desobedeceu a Deus e perdeu o direito de andar com Ele. Depois, quando formou o Seu povo, Ele deixou claro: “sejam santos porque Eu sou santo, e vos separei dos povos para serem Meus”.  (Levítico 20.26, também citado em 1 Pedro 1.15-16)

Ele continua sendo santo. A reconciliação que conseguimos no Sangue do Senhor Jesus nos deu a chance de voltar a conviver com Ele como filhos, mas não é porque nos foi dado por graça, isto é, como favor imerecido, que não tem regras. Tem regra, sim, porque o Reino de Deus não é casa da mãe Joana. 

É necessário negar a si mesmo, é necessário viver separado deste mundo, ser inimigo do sistema anticristão, não se inclinar para as coisas deste mundo, para a forma de viver e de pensar deste mundo e para as próprias vontades e desejos. Se isso não é sacrifício, não sei o que é. Por isso a Bíblia diz que os salvos são poucos. Porque poucos estão dispostos a sacrificar. 

Há quem distorça a passagem em que Jesus diz que o fardo dEle é leve, para tentar justificar suas escolhas de fazer sua própria vontade. Se fardo leve significasse permissão de fazer o que quiser, Jesus estaria negando a Bíblia toda. Mas essa passagem não contradiz nada do que Ele, Deus, os profetas e os apóstolos disseram sobre sacrifício:

“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Mateus 11.28-30

É uma sequência, e você não vai entender esta passagem se não levar em consideração essa sequência: cansado e oprimido vai até Jesus > toma sobre si o jugo dEle > aprende dEle a mansidão e humildade de coração > encontra descanso.

Você está cansado e oprimido, então vai até Jesus, e toma sobre si o jugo dEle. Jugo é uma peça de madeira colocada sobre o pescoço do boi para prendê-lo ao arado ou à carroça. Não é boizinho livre e saltitante para fazer o que ele quiser. É um símbolo de obediência e serviço. Significa que a partir daquele momento você se torna servo de Jesus e Ele se torna o seu Senhor. Mas o jugo é leve porque Deus é tudo aquilo que a Bíblia diz que Ele é. Ele é benigno, justo, bom, paciente, misericordioso e compassivo. É o melhor senhor que um servo poderia ter. 

Depois de nos dizer para tomarmos sobre nós o jugo dEle (isto é, a obediência a um Senhor justo e perfeito, que nos ama), Ele nos manda aprender dEle, que é manso e humilde de coração. Está nos orientando  a praticar a mansidão e a humildade de coração, para que sejamos mais como Ele (que é a essência do Cristianismo). E, se você é como a maioria dos seres humanos, tornar-se manso e humilde de coração exige SACRIFÍCIO. Sacrificar a vontade de se vingar, sacrificar o orgulho, sacrificar a vontade de se achar muito importante (e, consequentemente, de se sentir vítima — por incrível que pareça, a vitimização é o ápice do egocentrismo). Sacrificar o impulso de ficar com raiva de alguém — e de agir sobre essa raiva. Sacrificar a opinião de que você sabe de tudo, sacrificar o impulso de pensar mal dos outros, e por aí vai. (Podemos fazer um estudo sobre mansidão, se você quiser.)

Só depois de sacrificar para aprender dEle a mansidão e a humildade de coração é que você vai encontrar descanso para a sua alma. É o que está escrito. A gente encontra descanso para a nossa alma na obediência a Deus e na humildade e mansidão que aprendemos dEle. Não é uma mágica, é consequência. Porque quem se torna servo dEle, andando em Seu caminho, está sob a responsabilidade dEle e não vive mais sob a influência do mal, que faz as pessoas andarem cansadas e sobrecarregadas com seus problemas. A confiança em Deus nos permite praticar a mansidão, a entrega de nossas ansiedades a Ele, a obediência à Sua direção.

Como eu disse, Deus é benigno, justo, bom, paciente, misericordioso e compassivo. No entanto, a Bíblia é clara ao dizer que quem se beneficia disso é exclusivamente quem decide andar em obediência à Palavra dEle, no caminho reto (não importa o que tenha feito até o momento em que decide obedecer. O que conta é a decisão e o que faz depois dela). Quem se desvia para a esquerda ou para a direita, segue seu próprio caminho e Deus não é mais responsável por essa pessoa. Por mais que ela continue se dizendo cristã, por mais que professe uma religião, por mais que faça orações e diga que tem fé. Se ela não está no Caminho, não tem mais nada com Ele.

O fardo é leve porque em vez de vivermos sobrecarregados pelos problemas e ansiedades, só precisamos fazer uma ÚNICA coisa: obedecer. Em vez do fardo que carregávamos antes, do diabo, de falta de paz e excesso de perturbação, carregamos o fardo leve da segurança que só tem aquele que anda em obediência. Quando Jesus diz que o fardo dEle é leve não está tirando o sacrifício do caminho. Está só dizendo que esse sacrifício será mais no sentido de renúncia do que de sofrimento. Porque negar a si mesmo e carregar a cruz não é um fardo pesado quando você sabe o motivo de fazer isso. Quando você AMA a Deus de verdade, sabe que Ele vale qualquer sacrifício.

O fardo leve ainda é fardo. Não é fácil. Ainda estamos neste mundo, a natureza humana é corrompida pelo pecado e precisamos lutar contra nós mesmos e contra o inferno por aqui. Mas lutamos pelo que vamos encontrar no final deste Caminho apertado: a eternidade ao lado de Deus, na Nova Terra, onde — aí sim — não haverá mais fardo. Não haverá mais tristeza, não haverá mais choro, não haverá mais dor. Esse é o verdadeiro e definitivo descanso para nossa alma. Mas só alcançará esse descanso quem, neste mundo, decidir viver dia após dia essa fé sacrificial.

“Lutem por entrar pela porta estreita; porque Eu lhes digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.”

 Lucas 13.24

 

Fonte: https://www.vanessalampert.com/o-fardo-e-leve-mas-a-porta-continua-estreita/

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...