TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Vamos falar sobre chá?

 

Chá é coisa muito boa (pra quem gosta, é claro)! No trabalho, tenho uma caixa com chás de várias ervas. Tomo de um sabor, intercalo com água, tomo de outro sabor... É muito bom, ainda mais quentinho no inverno (mas gosto de chá quente no verão também). Além de saborosos, eles têm propriedades benéficas ao nosso organismo. Daí, o legal de diversificar as ervas. Mas mesmo aquilo que é bom pra saúde, quando em excesso, se torna nocivo a ela. 

Hoje, está muito difundido o uso do chá verde. É saboroso e traz benefícios à saúde quando bebido na medida certa. Porém, são pouco divulgados na mídia os malefícios de seu uso excessivo. Mais de 500 ml ao dia (cerca de 2 xícaras, que é o limite seguro diário), já traz problemas. Por vezes, os problemas de saúde não aparecem a curto prazo, mas sim a médio e a longo. O organismo vai sendo intoxicado aos poucos (tipo a nora que vai colocando veneno em doses homeopáticas na comida da sogra, rsrs...). 

Um dos órgãos que sofre é o fígado, que vai sendo sobrecarregado e intoxicado gradativamente, até que um dia levanta a bandeira branca. Outro é o sistema nervoso. Quantas pessoas que passam o dia tomando chá verde e que acabam tendo insônia, ansiedade, irritabilidade. O que prejudica também no relacionamento interpessoal. Essas alterações são em função da cafeína que o chá verde possui, quando em excesso no organismo. Além disso, ele não deve ser tomado próximo às refeições, uma vez que atrapalha a absorção de ferro (causando anemia) e de cálcio (enfraquecendo os ossos). O ideal é ser bebido até meia hora antes, e só duas horas depois, das refeições. Quando usado em cápsulas, a coisa fica pior ainda pela alta concentração do produto (veja a matéria linkada no final da postagem).

No início, não é fácil largar o vício do chá verde (sim, em excesso, ele vicia justamente pela cafeína). É tão sacrificoso quanto deixar o vício do café ou do chocolate. Mas vale a pena o esforço, sua saúde agradecerá.

Têm muitos artigos bons na Internet tratando sobre esse tema. Dentre eles, escolhi este que fala resumidamente sobre o assunto. Foi escrito por uma profissional que é nutricionista, clínica funcional e fitoterapeuta. Espero que seja útil, e compartilhe com quem esteja precisando dessa informação. 

Boa leitura pra vocês!


Benefícios e Malefícios do Chá Verde

Por Paula de Mendonça Fernandes


Chá verde: sim ou não?

Você gosta de chá verde? Por que devemos consumi-lo? E quando não devemos? O chá verde é extraído da planta Camellia Sinensis. É dessa mesma planta que se originam outros chás, como o preto e o chá branco, mas o que diferencia o chá verde dos demais são as suas propriedades, das quais veremos em mais detalhes no post de hoje.

Ele tem sido muito elogiado devido aos seus benefícios para a saúde e seu consumo aumentou de forma significativa nos últimos anos. Mas será que ele pode causar algum malefício?

Rico em antioxidantes, o chá verde ajuda a evitar a ação destrutiva das moléculas de radicais livres, essas são responsáveis pela degeneração das células. Com isso, muitos problemas de saúde são evitados, tais como câncer, antienvelhecimento precoce, diabetes, desintoxicação, entre outros. Por isso ele é ótimo para o bom funcionamento do organismo e para prevenir doenças.

A bebida também pode aumentar a atividade da lipase intestinal ou pancreática, contribuindo para uma menor absorção de triglicerídeos e colesterol. Muito usado por quem deseja perder peso, o chá verde também é um termogênico natural que auxilia o organismo a queimar gordura, devido à substância bioativa EGCG e à cafeína. Mas não é milagre, ele apenas acelera o metabolismo e ajuda no seu bom funcionamento. Para quem pratica atividade física e precisa de um termogênico natural este chá é muito indicado.

Contudo, além de benefícios também podemos encontrar alguns malefícios. O indicado é o consumo de uma a duas xícara por dia e não é recomendada sua ingestão no período noturno, pois como ele possui cafeína pode atrapalhar o sono. Devido à presença de cafeína também, o chá não é indicado para hipertensos e pessoas que possuem gastrite.

O excesso de chá verde pode prejudicar o fígado e outros órgãos, por isso não recomenda-se excessos. Aliás, nada é bom se consumido em excesso, certo? Além disso, para as pessoas que possuem hipotireoidismo não recomenda-se seu consumo, devido as suas catequinas que podem reduzir a função da tireoide, por diminuir a colocação de iodo nesta glândula.

Como preparar o chá verde?

Ferva 500 ml de água e desligue o fogo, acrescente 1 colher de sopa da erva e cubra por 3 a 5 minutos. Não reaqueça a bebida e a ingira por até 12h. 



 

Leia também: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/capsulas-de-cha-verde-levam-transplante-figado/

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...