Chá é coisa muito boa (pra quem gosta, é claro)! No trabalho, tenho uma caixa com chás de várias ervas. Tomo de um sabor, intercalo com água, tomo de outro sabor... É muito bom, ainda mais quentinho no inverno (mas gosto de chá quente no verão também). Além de saborosos, eles têm propriedades benéficas ao nosso organismo. Daí, o legal de diversificar as ervas. Mas mesmo aquilo que é bom pra saúde, quando em excesso, se torna nocivo a ela.
Hoje, está muito difundido o uso do chá verde. É saboroso e traz benefícios à saúde quando bebido na medida certa. Porém, são pouco divulgados na mídia os malefícios de seu uso excessivo. Mais de 500 ml ao dia (cerca de 2 xícaras, que é o limite seguro diário), já traz problemas. Por vezes, os problemas de saúde não aparecem a curto prazo, mas sim a médio e a longo. O organismo vai sendo intoxicado aos poucos (tipo a nora que vai colocando veneno em doses homeopáticas na comida da sogra, rsrs...).
Um dos órgãos que sofre é o fígado, que vai sendo sobrecarregado e intoxicado gradativamente, até que um dia levanta a bandeira branca. Outro é o sistema nervoso. Quantas pessoas que passam o dia tomando chá verde e que acabam tendo insônia, ansiedade, irritabilidade. O que prejudica também no relacionamento interpessoal. Essas alterações são em função da cafeína que o chá verde possui, quando em excesso no organismo. Além disso, ele não deve ser tomado próximo às refeições, uma vez que atrapalha a absorção de ferro (causando anemia) e de cálcio (enfraquecendo os ossos). O ideal é ser bebido até meia hora antes, e só duas horas depois, das refeições. Quando usado em cápsulas, a coisa fica pior ainda pela alta concentração do produto (veja a matéria linkada no final da postagem).
No início, não é fácil largar o vício do chá verde (sim, em excesso, ele vicia justamente pela cafeína). É tão sacrificoso quanto deixar o vício do café ou do chocolate. Mas vale a pena o esforço, sua saúde agradecerá.
Têm muitos artigos bons na Internet tratando sobre esse tema. Dentre eles, escolhi este que fala resumidamente sobre o assunto. Foi escrito por uma profissional que é nutricionista, clínica funcional e fitoterapeuta. Espero que seja útil, e compartilhe com quem esteja precisando dessa informação.
Boa leitura pra vocês!
Benefícios e Malefícios do Chá Verde
Por Paula de Mendonça Fernandes
Leia também: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/capsulas-de-cha-verde-levam-transplante-figado/