Imagine que você nunca tivesse visto antes uma mão com seus cinco dedos. Ou seja, que fosse algo totalmente desconhecido pra você. E, de repente, você visse surgir a sua frente os cinco dedos acima. Você ficaria, no mínimo, espantado, não é verdade? Você pensaria: "Que coisas estranhas são essas? Que medo!", seria a sensação que experimentaria.
Certa vez, estava lendo na Bíblia o primeiro capítulo do livro de Ezequiel. Já havia lido outras vezes esse trecho, onde o profeta Ezequiel teve uma visão da glória de Deus e ficou simplesmente terrificado. Mas, naquele dia, li de uma forma diferente. Li e fiquei indagando: "Deus, o que será que o profeta viu? Que visão tremenda! Gostaria de entendê-la." Aqui está o capítulo do livro pra que você se inteire ou se lembre da visão que Ezequiel teve:
http://www.chamada.com.br/biblia/?pesq=ezequiel+1
Coincidentemente (se é que existem coincidências), na mesma época em que li esta passagem bíblica, meu irmão e minha cunhada também leram. E fizeram pra Deus a mesma pergunta que fiz, com a mesma curiosidade por entendê-la. Por aqueles dias, minha cunhada precisou viajar pra sua cidade natal, Campo Grande. E teve uma vontade enooooorme de levar pra ler na viagem um livro de meu irmão, escrito pelo físico Michio Kaku, e intitulado Hiperespaço. Meu irmão achou graça dela querer levar logo um livro de Física Quântica pra ler na viagem! Pois ela levou e começou a ler. E não é que, num determinado momento da leitura, ficou de queixo caído? A resposta do nosso questionamento estava ali, num livro de Física! A verdadeira Ciência estuda, procura entender e dá nomes àquilo que Deus criou. Legal, né? Esta obra do Dr. Kaku é tida como polêmica. Mas não é que sua teoria é correta? Deus nos mostrou que sim, tanto que dirigiu minha cunhada a lê-la pra entender a visão do profeta.
O negócio em questão nem é o quê o profeta viu (isso, não se sabe ao certo), mas por que ele viu da forma como viu. O exemplo dos dedos da mão (partes de um todo) acima lhe ajudarão a entender. E assista com atenção o vídeo abaixo com o saudoso físico Carl Sagan e você entenderá.
Observação: Só pra facilitar o entendimento: lembre que nós vivemos na terceira dimensão (composta por altura, largura e comprimento [ou profundidade]). Falar em "quarta dimensão" é apenas uma pequena tentativa de se referir àquilo que está além da dimensão em que vivemos, e que nos é desconhecido. Pois existem dez dimensões de espaço e uma dimensão de tempo, perfazendo um total de onze dimensões. Tente imaginar a grandeza de Deus, que está acima das onze dimensões vendo tudo o que acontece nelas. E tente imaginar o amor de Deus por nós a ponto de enviar Seu Filho até essa terceira dimensão pra salvar a todos quantos O receberem como Senhor e Salvador. Um Deus tão grande, mas que está atento a cada ser humano. Tão atento que chega a responder às indagações sinceras feitas por nós. Um Deus que está perto, e que quer se revelar a nós. Pois deseja ter intimidade com o ser humano.
"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."
(Jeremias 33.3)
Quarta Dimensão - por Carl Sagan