TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Exemplo de superação


"Apesar de o mundo estar cheio de sofrimento, ele também está cheio de superação. Meu otimismo, por isso, não repousa sobre a ausência do mal, mas na grata crença da preponderância do bem e no esforço contínuo de cooperação com o bem, para que ele prevaleça."
Helen Keller (27/06/1880 - 01/06/1968)


Helen Keller foi uma norte-americana que, tendo ficado cega e surda aos 18 meses de idade devido a uma doença, em fins do século XIX, conseguiu aprender a ler, escrever e falar, dominar línguas, graduar-se em Filosofia e tornar-se escritora reconhecida. Com a chegada da professora Anne Sullivan à sua casa, quando Helen Keller tinha pouco menos de sete anos, seu mundo transformou-se: aprendeu a manifestar através das palavras, até então desconhecidas, seus desejos, seus sentimentos, entendeu regras, aprendeu a criar. Uma imensa felicidade, que a tirou do mundo da escuridão em que vivia: "O dia mais importante de que me lembro (...) é o da chegada de minha professora, Anne Mansfield Sullivan. Fico maravilhada quando penso no imenso contraste entre as duas vidas que este dia ligou".

Ajudada pela nova amiga, seu desenvolvimento foi extraordinário. Anne ensinou-lhe diferentes meios de comunicar-se: por meio da pressão dos dedos nas mãos; da leitura dos lábios, tocando a boca das pessoas; pela escrita em braille; e chegando à fala.

Em seu livro "A história da minha vida", Helen escreve sobre o afeto que a professora introduziu na sua vida: "No mundo parado e escuro em que eu vivia, não havia nenhuma ternura ou sentimento forte em relação aos outros". Com a educação, descobriu que tudo tinha um nome e cada nome fazia nascer um novo pensamento. No dia dessa revelação, "pela primeira vez na vida, ansiei para que um novo dia chegasse".

Os novos dias trouxeram inúmeros desafios e alegrias. Segundo o relato de John Macy, que acompanhou a primeira edição de "A história da minha vida", "sua vida vem sendo uma série de tentativas de fazer tudo o que as outras pessoas fazem, e fazê-lo bem. Seu sucesso tem sido completo, pois, ao tentar ser como os outros, ela se transformou mais completamente em si mesma. Sua relutância em ser derrotada devolveu-lhe a coragem. Aonde o outro pode ir, ela também pode." Helen Keller foi a primeira deficiente visual a se graduar na Radcliff College. Tornou-se, além de reconhecida escritora (publicou 14 livros, traduzidos em mais de cinqüenta línguas), filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo trabalho incessante que desenvolveu para o bem-estar dos portadores de deficiência.

Foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como as Universidades de Harvard, da Escócia, da Alemanha, da Índia e da África do Sul. Foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França; no Brasil, foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul; no Japão, com a do Tesouro Sagrado, dentre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes. Sua vida é uma verdadeira e inspiradora história de superação.


Fonte:  http://www.americanas.com.br/produto/6774622/livro-historia-da-minha-vida-a


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...