TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ainda sobre educação de crianças e outras reflexões


"Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno."  (Provérbios 23.13-14)

Há muito tempo, aprendi (não lembro se ouvi ou se li), que não se deve bater nos pequenos com as mãos. A justificativa é de que a criança deve associar as mãos dos pais com carinho, afeto, ajuda, amparo. Bater nela com as mãos, e depois fazer um afago com as mesmas, dá um "tilt" na cabecinha da criança: "Ué, me deu palmadas e agora vem me fazer carinho... Não é pra eu ter medo da mão? Eu não tô entendendo...", algo mais ou menos assim. Fiquei pensando e, realmente, tem a ver. A criança pode ficar confusa, desconfiada, com receio dos pais. Pode ficar arredia e evitar receber carinho por parte deles.

A Bíblia é sábia. Como não seria? Afinal, é a Palavra de Deus. Nada como a boa e velha varinha flexível pra corrigir a gurizada teimosa, desobediente, que ouve e não leva a sério. No quesito "abrir o entendimento", é melhor do que o chinelo. Posso dizer porque experimentei dos dois! :-) A vara arde a pele. É interessante, mas a criança fica pensando na peraltice que fez enquanto leva a varada. E põe a cabeça no lugar rapidinho!

Outra coisa: andei pesquisando em Bíblia on-line sobre a Mão do Senhor. No que diz respeito ao povo de Deus, ela é associada à proteção, à bênção, à ajuda. Enfim, a coisas boas. Achei algumas pouquíssimas exceções em que a mão de Deus teve uma conotação negativa, e isso por causa da desobediência do povo. Por exemplo, em Salmo 32.3-5, o rei Davi disse que enquanto ele encobriu de Deus seu pecado, a mão do Senhor pesou sobre ele dia e noite. Só recebeu alívio quando confessou seu pecado e recebeu o perdão Divino. Já, quanto aos inimigos de Deus, ou seja, aqueles que se levantam contra o povo de Deus e, consequentemente, contra o próprio Senhor... Bah, nesses, a Mão pesa, mas não pra trazer consciência de pecado, como no caso de Davi. A mão de Deus é mesmo contra esses, pois Deus conhece os que erram de coração. Os que, na verdade, estão "nem aí" pra Ele. Esses são entreguem nas garras do Mal. (Importante: não é Deus que lhes traz o mal, são eles próprios que procuram o mal consciente ou inconscientemente). Mas como é grande o amor de Deus! Mesmo os que desprezam a Deus e a Sua Palavra, se, verdadeiramente, se arrependerem de seus erros, encontrarão o perdão Divino. Pois Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas sim em que ele se arrependa de seus pecados pra que viva eternamente! 


"Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis...?" (Ezequiel 33.11)


Deus é bom! Paz contigo


P.S.: Não, não tenho filhos. E não sou casada; sou Solteira da Silva. O que escrevo é baseado na minha experiência do tempo de criança, em que era corrigida pelos meus pais. E também com base nas experiências bem-sucedidas de outros pais e filhos, lendo, observando... A gente vai aprendendo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...