TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

domingo, 17 de julho de 2011

Realmente, quem ama, educa


"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." 
(Provérbios 22.6)
"A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe." 
(Provébios 29.15)


Quando os pais ensinam e corrigem os filhos, eles estão demonstrando amor pelos filhos. Pois, realmente, quem ama, educa. A criança entregue a si mesma sente-se desprezada, mal-amada. E como passa a ter um senso de valor próprio distorcido, também passa a não dar valor ao próximo. Assim, tem tudo pra se tornar um adulto desajustado emocionalmente, que sofrerá e fará outros sofrerem. 

Hoje, infelizmente, uma linha da Psicologia recrimina os pais que corrigem os filhos com uma varada, com uma chinelada no bumbum. Só que, se os pais não derem uma merecida correção enquanto são pequenos, quem garante que esses filhos não apanharão da polícia, ou dos traficantes amanhã? É necessário lembrar que o corretivo por parte dos pais é temporário. Ele serve pra condicionar a criança a agir corretamente, e pra colocar a cabecinha dela nos eixos. Quando a criança faz algo errado, ensina-se que aquilo é errado, e como é o certo. Se ela desobedece, então, cabe o corretivo. Meu irmão e eu, por exemplo, apanhamos pouquíssimo, e apenas quando merecíamos (aplicar corretivo injustamente também é errado e tramatiza a criança). Depois, bastava falar sério que já obedecíamos. E, depois, era só a mãe ou o pai olhar pra nós com um "olhar 43 fulminante", com uma cara de "boi brabo", que a gente tomava a reta ligeirinho! :-) Mas pra chegarmos nesse ponto, o chinelo precisou entrar em ação! Com a maioria das crianças é assim...

Importantíssimo também é os pequenos receberem a instrução da Palavra de Deus através dos pais. A Bíblia nos educa na justiça que é segundo Deus. E quem anda na justiça Divina, amando e temendo (respeitando) a Deus, faz o bem pra si e pro próximo. E será um indivíduo benéfico na sociedade, e que não precisará do corretivo da Lei humana. Além de ensinar a Lei de Deus aos filhos, é de suma importância os pais viverem o que ensinam. As crianças estão atentas e esperando o exemplo de uma vida cristã que vejam neles. Pois as atitudes e palavras dos pais têm um grande peso pros filhos.

Em resumo, os filhos são responsabilidade dos pais. E fazer vistas grossas ao que precisa ser corrigido, não educando-os, é um atestado de irresponsabilidade, de desamor e de negligência que, de uma forma ou de outra, terá seu preço. 


Paz contigo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...